Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Você quer o que deseja? | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Você quer o que deseja?

A maior parte das pessoas sente vontade de comprar após dar um passeio no shopping ou numa loja de interesse. O mesmo pode acontecer, por exemplo, quando se vê um recém-lançado aparelho eletrônico, o carro zero do vizinho ou a roupa nova da amiga.

A ciência explica que é natural do ser humano ter desejos. Mas há grande diferença entre desejar e querer. Segundo a teoria proposta pelo estudioso norte-americano na área de Psicologia, Dr. Paul MacLean, o cérebro é composto por três partes. Uma delas controla as atividades responsáveis pela sobrevivência, como a respiração. A outra controla as emoções, e uma terceira, o raciocínio.

O desejo se origina no sistema límbico, a parte do cérebro responsável pela formação das emoções e também dos desejos. Já a transformação do desejar em querer ocorre no córtex, local onde as decisões racionais são processadas. Conclusão: desejar é uma ação irracional; querer é racional.

Assim, antes de adquirir algo, pense se realmente quer ou se apenas deseja o objeto. Questione se você está consciente das responsabilidades que a aquisição lhe trará. Além disso, analise se o que você quer não é algo diferente do objeto que está comprando. A publicidade hoje faz de tudo para que você transforme seus desejos não só num simples querer, mas em verdadeira necessidade. Tome cuidado, é fácil cair nessa armadilha.

Do Livro A árvore do Dinheiro
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado