Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Você e seu dinheiro: quem controla quem? | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Você e seu dinheiro: quem controla quem?

semaforoTodos nós desejamos ser livres. Mas, por vivemos em sociedade, precisamos ser responsáveis para usufruir da liberdade. Ou seja, de uma forma ou de outra precisamos nos controlar ou então seremos controlados por outras pessoas. Afinal de contas, a minha liberdade termina onde começa a sua. No trânsito, precisamos respeitar o sinal vermelho para que outro use o sinal verde e usufrua seu direito de seguir adiante.

Com o dinheiro é a mesma coisa. Se não controlarmos nossos gastos, os credores irão controlá-los por nós. Até podemos gastar mais do que ganhamos – mas não por muito tempo. Depois de esgotado o limite de crédito, vamos passar a gastar muito menos do que ganhamos para amortizar a dívida e ainda pagar os juros – sinal vermelho.

Nem sempre ter dívidas é sinônimo de ter problemas. O crédito abre as portas do consumo e permite algum conforto necessário. É com o crédito que muita gente compra a casa própria e o primeiro carro. O incremento do crédito nos últimos anos permitiu a muitas pessoas comprar uma lavadora de roupas ou trocar a velha geladeira, que gastava muito mais energia do que o custo da prestação de um novo refrigerador – sinal verde.

O que não dá certo é pagar supermercado e gasolina com cartão de crédito e depois quitar apenas o mínimo da fatura, deixando a dívida rolar. Fazer prestação de despesas correntes é sinal de falta de controle financeiro – se esse é o seu caso, sinal amarelo.

Para controlar as finanças, o primeiro passo é saber para onde o dinheiro está indo. Antes de se propor a gastar menos, conheça com o que você está gastando. Faça o exercício de anotar todos os gastos – todos mesmo, até a bala que você comprou no sinal e o troco para o rapaz que guardou seu carro durante aquela reunião. Não vai conseguir faze isso por um mês inteiro? Comece com uma semana. No final dos sete dias, observe a lista de anotações (no celular, na caderneta ou onde for mais fácil). Todas as despesas valeram a pena? Talvez com uma conta aqui e outra ali você descubra que uma mensalidade de estacionamento vale mais a pena do que deixar o carro na rua. Ou que melhor mesmo é usar transporte alternativo. Saber para onde o dinheiro vai permite notar os drenos que levam nosso esforço embora, sem dar retorno correspondente em qualidade de vida.

Se você aceitar o desafio de avaliar suas despesas de uma semana, conte para nós o resultado aqui nos comentários. Esperamos que você esteja pronto para controlar seu dinheiro – em vez de deixar para lá e acabar virando escravo dele.

Emília Chagas é jornalista e atua no IEF com geração de conteúdo.

Facebook Twitter Google+ 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

2 comentários to “Você e seu dinheiro: quem controla quem?”

  1. Ahh, o bom e velho excel. Excelente ferramenta pra começar a fazer esse tipo de avaliação.

Deixe seu recado