Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Viagem planejada pesa menos no bolso | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Viagem planejada pesa menos no bolso

As irmãs Neli e Nanci já compraram pacote para o réveillon em Maceió

Nanci Nunes tem 60 anos e desde 1995 viaja pelo menos uma vez ao ano. Além de diversos estados brasileiros, a Europa, os Estados Unidos e até alguns países do continente asiático já serviram de passeio para Nanci, que trabalha como coordenadora pedagógica em uma escola de São Paulo.

O salário que recebe não é lá essas coisas. Mas, com programação e antecipação, Nanci prova que é quase possível dar a volta ao mundo. “Meu pacote para o réveillon está pago desde agosto”, conta. O destino escolhido para dar boas vindas ao novo ano foi Maceió. “Vou eu e minha irmã, Neli, que é minha companheira de viagem há quatro anos. Antes disso, eu ia sozinha”, lembra.

A dica número um para conseguir organizar as finanças e não cancelar o passeio, relata a experiente viajante, é terminar de pagar o pacote antes de embarcar. “Sempre vou sem dívida. Assim, o dinheiro que eu tiver é para gastar na viagem.”

Educadores financeiros, como Mauro Calil, sempre insistem em dizer que o segredo para o equilíbrio financeiro e a consequente realização de sonhos é o planejamento.

Para se ter uma ideia da antecedência que Nanci se planeja, ela conta que o destino para julho de 2013 já está definido: China, Vietnã e Camboja. “Como vai ser um pouco mais caro, já terei mais meses de sobra para dividir o pagamento”, indica.

Ela também recomenda a compra de pacotes em agência de turismo. “Tem que pesquisar. Mas, pela minha experiência, sai mais em conta e é mais seguro.”

Afonso Gomes Louro, presidente da agência Visual Turismo, explica porque as agências cobram menos. “É como se nós comprássemos no atacado, portanto, conseguimos dar um desconto ao cliente”, detalha.

Dados do Ministério do Turismo mostram que 33,7% dos brasileiros têm intenção de viajar nos próximos seis meses. Desse porcentual, 71,2% disse que pretende viajar para algum lugar do Brasil; 25,9% querem ir para fora. E seis meses, em geral, já é um período bom para que haja esse planejamento, diz Mauro Calil. Nas agências de turismo, também há a percepção de que o planejamento com antecedência está crescendo. A Flot Operadora Turística por exemplo diz que já vendeu mais de 60% dos pacotes disponíveis para o réveillon de Cancún.

Na Visual Turismo, as vendas de pacotes para o fim do ano já superam em 30% o total comercializado no ano passado. “A oferta também cresceu. Mas, quanto antes comprar, mais vantagem é para o próprio turista que poderá ter melhores hotéis, por exemplo”, afirma Louro.

Ele diz ainda que, neste ano, os pacotes para o exterior estão, em média, 10% mais baratos que em 2010. Os nacionais tiveram desconto um pouco menor, de 5%, calcula o especialista.

Do Portal Estadão
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado