Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Uso Consciente do Dinheiro mantém gastos sob controle | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Uso Consciente do Dinheiro mantém gastos sob controle

Acompanhar de perto suas despesas pode ajudá-lo a melhorar o orçamento e priorizar projetos futuros

Para onde está indo o meu dinheiro? Quem costuma fechar o mês sempre no vermelho ou tem dificuldades em poupar sempre faz essa pergunta. Mas para saber a resposta é fundamental fazer outro questionamento: o quanto eu controlo minhas finanças para saber exatamente onde gasto o que eu ganho?

Segundo o professor Jurandir Macedo, consultor do Itaú Unibanco em educação financeira, controlar não significa deixar de gastar, mas gastar melhor. “Ninguém consegue controlar aquilo que não conhece. Quando sabemos o destino dado ao nosso dinheiro, conseguimos entender melhor como ele vai embora tão rapidamente e porque temos a sensação de que não fizemos nada de útil com ele”, ressalta.

Para acompanhar o orçamento de perto, não há como fugir da planilha para anotar as despesas – tanto as contas pagas no banco quanto as notas fiscais das compras feitas. Isso sem falar no dinheiro que gastamos com miudezas sem comprovação fiscal. Mas não basta apenas listá-las: o segundo passo é olhar atentamente para cada uma delas. Avaliar se existem desperdícios e eliminar – como um serviço contratado que não tem sido usado. Também é o momento de rever hábitos de consumo.

Nem sempre repetir essa rotina é algo motivador. Mas, com tempo e disciplina, os benefícios incentivam a continuar com essa prática. Principalmente quando se consegue consumir um pouco menos do que se ganha para investir o que sobrou. Ou para acelerar a quitação de uma dívida.

Por falar em dívidas, nem sempre elas representam um problema. Os juros de um financiamento podem e devem ser considerados – quando cabem no bolso – como parte de um planejamento para adquirir um bem, pagar uma viagem ou custear os estudos. “Controle financeiro é um exercício de autoconhecimento. Nos dá a real liberdade de fazer escolhas conscientes. Pode nos ajudar a ser felizes e a realizar sonhos com o dinheiro que ganhamos”, acrescenta o professor Jurandir Macedo.

Você conhece suas despesas?

 




 

 

 

Da Revista Itaú Unibanco
 

Desafio universitário traz educação financeira e prêmios

O Desafio da Educação financeira é voltado a estudantes universitários de todo o Brasil. O torneio simula investimentos de renda fixa e variável, além de despertar a reflexão sobre consumo consciente. O jogo também apresenta modalidades de investimentos, perfis de investidor e outros assuntos importantes do cotidiano dos alunos.O projeto desenvolve a educação financeira por meio de palestras, apostilas de estudo e simulações com pregões em que os alunos negociam, ao vivo, entre si.

Iniciado em 2010, o Desafio ocorre nas principais universidades de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio de Janeiro. A etapa catarinense, encerrada no mês de junho, mobilizou universitários em busca de mais conhecimento, além do prêmio de R$10mil. Em São Paulo, o Desafio tem início em 15 de agosto e segue até dia 02 de setembro. As inscrições estão abertas no portal do evento: www.desafioedufinanceira.com.br.

Como funciona

Cada etapa do Desafio é uma eliminatória em que os dois alunos mais bem colocados são aptos a participar da final do evento, na sede do Banco Itaú. Os três melhores colocados dividirão o prêmio de R$10mil e todos finalistas terão inclusão de currículo no Perfil Estágio, da Catho Online. Os vencedores terão ainda um vale-livro universitário da Saraiva, anuidade gratuita no portal INI e sorteio de uma viagem de intercâmbio para o Chile.

Passo a passo

Depois de se inscrever gratuitamente pelo site, o estudante deve baixar os conteúdos para estudo no link “Central de Estudos”. No dia do evento, o aluno se dirige ao auditório da universidade-sede mais próxima e participa de palestras educativas.

Após as palestras, iniciam-se as atividades que valem pontos: o quiz sobre educação financeira e consumo consciente e o pregão, ao vivo, de negociação de títulos de renda fixa e mercado de capitais.

Cada encontro se realiza apenas uma vez e tem duração máxima de três horas.

A primeira etapa da edição São Paulo – que acontece na Unicamp dia 15/08 – iniciará com palestra de Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor dos best sellers  “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e “Dinheiro – Os segredos de quem tem”.

Evento:

Inscrições – www.desafioedufinanceira.com.br
15/08 – Unicamp: auditório da Biblioteca Central
Horário: 8h30 ou 19h
Palestra com Gustavo Cerbasi as 18h

18/08 – UFSCAR: auditório campus Sorocaba
Horário: 8h30 ou 14h ou 19h

26/08 – FEI: auditório do campus da capital
Horário: 8h30 ou 14h ou 19h

30/08 – PUC São Paulo: campus Perdizes
Sala 239 – 2º andar – prédio novo
Horário: 8h30 ou 14h ou 19h

02/09 – Usp: sala da Congregação/FEA
Horário: 8h30 ou 14h ou 19h

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado