Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Uma história de pescador | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Finanças Pessoais

Uma história de pescador

Por Jurandir Sell Macedo
5f4e65d73731926905ec97cbcbbdf3dcCasais devem encontrar o meio-termo entre arriscar todo o patrimônio da família e o conservadorismo
 

Para finalizar nossa trilogia sobre o risco, vou compartilhar uma história que aprendi há muitos anos com dois pescadores em uma pequena ilha, ao lado de Florianópolis. Um deles pescava sempre. Era impressionante, mas ele chegava à ilha e, enquanto arrumávamos nosso acampamento, logo chegava com os peixes para nosso jantar. Já o outro nunca pescava. Foram vários acampamentos sem nenhum peixe.

Certa noite fomos todos acordados com os gritos do nosso colega que eu até então julgava um pescador incompetente. Ainda me lembro dele carregando uma enorme garoupa que, iluminada pelos primeiros raios da alvorada, parecia ser maior que o pescador.

Então entendi que cada um dos pescadores utilizava uma estratégia completamente oposta. O primeiro direcionava seus esforços para os pequenos peixes. Já o segundo jogava um enorme anzol para tentar fisgar um grande peixe.

Qual deles estava correto? Qual era o melhor pescador?

Certamente, teríamos tido muita dificuldade se os ambos focassem em peixes grandes. Mas, como um dos parceiros de pescaria garantia nosso sustento, o outro ficou livre para correr riscos em busca do grande troféu.

Esta lição pode servir muito bem para os casais. Se os dois se lançam ao risco ao mesmo tempo, a família pode passar por muitas dificuldades. Caso os dois sejam muito conservadores, serão poucas as chances de um grande sucesso.

Então, um casal em que um busca a segurança de um emprego e o outro se lança aos riscos de uma carreira de empreendedor tem a garantia de que a família não vai passar fome, aliada à possibilidade de ter grande sucesso financeiro.

Publicado no Portal iG
Confira também o primeiro e o segundo artigos da trilogia:

Da diversificaçao a Marilyn Monroe

O milho e as morangas

Jurandir Sell Macedo é consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco, professor da UFSC e fundador do IEF.

Facebook Twitter 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado