Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Que tal um presente especial para o Dia das Mães? | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Finanças Pessoais, Jovens

Que tal um presente especial para o Dia das Mães?

8bc0458931ca90a9792bdd23af09bfd5Para as mulheres, maio é um mês especial. Afinal, é o nosso mês. A origem do nome não é um consenso, pode estar relacionada à deusa romana da fertilidade Bona Dea (ou Maia), à deusa grega Maya e também à Maria, mãe de Jesus. Mas em todos os casos é uma homenagem às mulheres.

E em muitos países, maio também é o mês do Dia das Mães. No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês, mas cada país tem sua data. Em Portugal, por exemplo, é no primeiro domingo.

Particularmente, acho essa data muito legal. O Dia das Mães é um dia especial para lembrarmos de nossas mães, para agradecermos e passarmos um tempinho com elas. É um dia para fazermos agrados mesmo. Mas Dia das Mães não é aniversário!

quote1Lembro-me muito da minha infância quando, no colégio, nós começávamos a curtir a data quase um mês antes pensando e fazendo o presente – estudei em um colégio alternativo, então nós mesmos fazíamos todos os presentes.

Quando chegava a data, eu acordava mais cedo, preparava um café da manhã e levava na cama junto com o presente que eu mesma tinha feito. Mesmo que tivesse ficado horrível, minha mãe adorava porque eu tinha feito especialmente para ela.

Mas eu também não vejo a compra de presentes como algo errado. Nem sempre temos tempo ou habilidade para fazer alguma coisa e presentear quem a gente gosta é muito bom. Acho a coisa mais bonitinha uma criança que tira as moedas do cofrinho para comprar um presente para a mãe, mas veja, ela já tinha esse dinheiro e ele não fará falta.

Então, nesse Dia das Mães eu sugiro um presente muito especial e importantíssimo: Educação Financeira!

quote2Eu sei que Educação Financeira deveria ser passada de pais para filhos, mas quando os pais não tiveram, os filhos podem ensinar para eles. Afinal, dizemos muito que Educação Financeira se aprende em casa, mas não há nenhuma especificação de quem ensina para quem.

Não importa se o presente for na forma de livro ou de lição financeira, de um bate papo tranquilo sobre como ela vem se preparando para a aposentadoria ou de um presente mais barato que caiba no seu orçamento – certamente vai ser proveitoso porque você vai dar liberdade para a sua mãe no futuro. Ou alguém acha que as pessoas gostam de depender do dinheiro dos filhos na velhice? E é isso que acaba acontecendo com quem passa uma vida sem Educação Financeira.

Por sinal, existe algum presente melhor do que a liberdade?

Então, não faça dívidas para agradar sua mãe, porque, na verdade, o presente mais importante para ela é a presença! Acho que o verdadeiro sentido do Dia das Mães é mostrar como gostamos dela de uma forma carinhosa.

Júlia Macedo é estudante da quinta fase do curso de Administração da UFSC. Trabalha no IEF desde junho de 2011.

Facebook 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado