Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Princesa da Holanda dá o exemplo | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Princesa da Holanda dá o exemplo

Aprender a cuidar bem do dinheiro desde pequeno para, quando adulto, saber planejar e organizar bem o bolso. Essa é uma das ideias defendidas pela Princesa Máxima Zorreguieta Cerruti, da Holanda, que defende a inclusão financeira como forma de combater a pobreza.

Durante visita ao Brasil, ela destacou a importância da educação financeira no mundo. “O descontrole financeiro não é um problema apenas de países em desenvolvimento, em que a educação financeira deve fazer parte do currículo escolar”, afirma.

Ela disse ainda que em termos de educação financeira o Brasil não está atrás de países desenvolvidos, já que muitos deles também não investem de forma apropriada na educação financeira.

A Princesa citou o caso dos Países Baixos, onde uma pesquisa mostrou que dois terços dos adolescentes entre 15 e 18 anos têm algum problema para lidar com dinheiro.

“Muitos jovens estão com dívidas. Eles dizem que usaram o dinheiro para gastar em jogos, telefones, roupas, para sair com os amigos. As dívidas aconteceram justamente porque eles não planejaram os gastos”, diz.

Mesada pode ajudar!

Para a Princesa, a mesada é uma boa forma de ensinar a cuidar e a planejar o dinheiro, o que deve começar o quanto antes. Ela mesma faz isso: dá uma pequena mesada para as três filhas pequenas (de seis a oito anos). Assim, elas precisam se planejar e pensarquanto dinheiro devem guardar para comprar determinada coisa.

“Eu dou de 1 a 1,50 euro por semana para que elas entendam quanto precisam poupar para comprar o que querem. Minha filha com três anos juntou o dinheiro da mesada e conseguiu comprar um vídeo game”, conta.

Máxima também aconselha os pais a não cederem aos pedidos das crianças por mais dinheiro, caso eles gastem todo o valor da mesada de uma vez. “O dinheiro da mesada é um dinheiro de aprendizado”, afirma.

A Princesa também afirmou que os filhos podem ensinar os próprios pais a lidarem melhor com os gastos familiares e defendeu o incentivo ao consumo consciente para reduzir o número de pessoas abaixo da linha de pobreza.

Palestra de Educação Financeira

A Princesa Máxima veio ao Brasil para acompanhar algumas novidades no setor bancário e ainda para assistir a uma palestra do projeto Meu Bolso em Dia, sobre educação financeira, que aconteceu na Escola Técnica Estadual (Etec) Guaracy Silveira, em Pinheiros (SP).

Sua motivação pessoal e profissional é justificada. “Uma das razões pelas quais eu faço esse trabalho é porque geralmente a maioria das pessoas não tem instrumentos suficientes para realizar sonhos. E os serviços financeiros são muito bons e podem ajudá-los a concretizar sonhos”, diz.

Curiosidades sobre a Princesa Máxima

- Seu nome completo é Máxima Zorreguieta Cerruti;

- Ela é representante da ONU (Organização das Nações Unidas) para a inclusão financeira e o empreendedorismo;

- Se formou em Economia no seu País de origem, Argentina;

- É casada com Willem-Alexander, Príncipe d’Orange e herdeiro do trono da Holanda;

- Já trabalhou em bancos e empresas internacionais de finanças;

Do Portal Meu Bolso em Dia
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado