Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Previdência privada registra maior crescimento dos últimos nove anos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Previdência privada registra maior crescimento dos últimos nove anos

Fundos de previdência

Fonte: Brasil Econômico

O Itaú lançou no final do ano passado um fundo de previdência composto em que a parcela aplicada em renda variável é feita em ações consideradas boas pagadoras de dividendos. Em poucos meses o fundo arrecadou R$ 200 milhões.

Esse é um bom exemplo do ritmo de expansão pelo qual passa o setor da previdência privada no Brasil. Os juros baixos e o atual nível de emprego são fatores que levaram a arrecadação desse mercado a atingir o maior crescimento desde o registrado em 2003. Foram aplicados R$ 70,46 bilhões em 2012, volume 31,5% maior que em 2011.

“Há uma maior conscientização do brasileiro sobre a necessidade de planejar sua aposentadoria, principalmente entre os jovens,” afirma o consultor de Finanças Pessoas do Itaú e professor da UFSC Jurandir Macedo. Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), a poupança de longo prazo fica mais interessante com os juros baixos.

No cenário atual, a vantagem tributária dos planos de previdência torna o produto mais atraente em comparação a outros investimentos – os planos PGBL permitem abatimento no Imposto de Renda para declaração no formulário completo. Além disso, o crescimento da renda amplia o número de pessoas em condições de formar essa poupança.

Leia na reportagem do jornal Valor Econômico o panorama completo.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado