Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Polêmicas teorias investigam por que e como gastamos nosso dinheiro | Instituto de Educação Financeira

Família e finanças, Finanças Pessoais, Notícias

Polêmicas teorias investigam por que e como gastamos nosso dinheiro

15776754Você é um consumidor racional ou emocional? A pergunta foi feita pelo jornal Zero Hora neste domingo (27).

Com o título “Polêmicas teorias investigam por que e como gastamos nosso dinheiro”, a reportagem traz algumas curiosidades sobre as pesquisas na área da neuroeconomia de Paul Zak.

Conhecido como Dr. Love, o cientista estuda as motivações que nos levam a gastar e a investir nosso dinheiro – relação que pode ser afetada inclusive pelos nossos hormônios.

Entre os profissionais brasileiros que estudam o tema está o  consultor de finanças pessoais do Itaú e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jurandir Sell Macedo. Na reportagem, ele cita a influência de fatores biológicos, mas também ressalta os aspectos culturais.

— Em algumas situações, a biologia pode até preponderar na escolha, mas em geral é o fator ambiental que define. É importante lembrar, no entanto, que decisão racional não significa, necessariamente, decisão acertada.

Jurandir segue com a análise de que as pesquisas mostram que as pessoas podem diminuir a impulsividade ao longo da vida, por exemplo, mas não eliminam o comportamento:

— Isso sugere uma influência biológica forte na personalidade, mas não a única.

A reportagem completa pode ser acessada no site Zero Hora
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado