Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Planejar para viver mais e melhor | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Planejar para viver mais e melhor

Por Jurandir Sell Macedo

“Meu erro não foi gastar muito, foi viver demais”, dizia Jorge Guinle, o bom vivant que morreu pobre mesmo sendo herdeiro de uma fortuna milionária. Jorginho, como era conhecido, previu que poderia viver e gastar tranquilamente até os 75 anos. Para alguém que nasceu em 1916, quando a expectativa de vida dos brasileiros não passava dos 35, a previsão devia parecer otimista. Em uma entrevista concedida na década de 1950, Jorginho disse que começou a perceber que o dinheiro poderia vir a faltar, mas não acreditava que passaria dos 75. Ele, porém, morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro.

Acontece que a taxa de longevidade é uma média. Considerando a última pesquisa de expectativa de vida divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 73,2 anos, podemos afirmar que algumas pessoas morrerão antes de chegar aos 70 e outras chegarão à casa dos 100. Ou seja, metade da população irá ultrapassá-la em cada geração.

Veja o artigo completo em PDF
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado