Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Perfil RI: Jurandir Macedo, educador financeiro | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Perfil RI: Jurandir Macedo, planejador financeiro

Consultor financeiro, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Finanças Comportamentais e pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pala Universidade livre de Bruxelas, desde cedo Jurandir Macedo tem uma missão na vida e que encara como grande desafio; disseminar a educação financeira no País. Criador do Instituto de Educação Financeira (IEF), adverte: “O cidadão tem que saber fazer o uso consciente do dinheiro”.

O Instituto de Educação Financeira (IEF) iniciou seus trabalhos no dia 9 de fevereiro de 2004 e, desde então, tem se consolidado na produção de conteúdos sobre educação financeira. De lá para cá, o consultor Jurandir Macedo vem se dedicando com o maior afinco a essa tarefa. O que para ele é uma missão, que é a de ajudar jovens e adultos a serem cidadãos financeiramente sustentáveis e disseminar essa prática.

Através de palestras por todo o país (no ano passado foram 80 e este ano vão chegar a 100), publicação de artigos em jornais e revistas especializadas, além de livros, sempre destaca que dinheiro na vida de uma pessoa é apenas um meio e não um fim. “O dinheiro serve para viver. Um cidadão financeiramente sustentável é aquele que sabe equilibrar sua vida e seu dinheiro”. E, em sua avaliação, um cliente sem educação entra em numa instituição toma crédito de forma errada, investe de forma errada e, depois, não consegue pagar.

Jurandir é professor associado ao departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde implantou a primeira disciplina de Finanças Pessoais do país.

Atualmente o Instituto, que tem um blog e está nas redes sociais, atua com exclusividade como prestador de serviços e geração de conteúdo para o Programa de Uso Consciente do Dinheiro do Itaú. O programa mantém um site, aberto a todos os interessados, e uma série de guias voltadas para a educação financeira. Em apenas dois meses o site já teve u milhão de acessos. “Tudo dentro da linha que acredito. Temos que difundir isso. Criamos um grande banco de conhecimento com artigos, vídeos no site, mesmo porque a instituição quer ser líder na educação financeira no país”, diz. E isso inclui palestras para clientes, gerentes e empresas parceiras. Mas o professor também está consciente de que ainda é preciso muito para que o brasileiro tenha realmente educação financeira.

Veja a matéria na íntegra em PDF

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado