Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Parcimônia é regra para falar de problemas financeiros com crianças | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Parcimônia é regra para falar de problemas financeiros com crianças

Não é necessário entrar em detalhes para as crianças sobre às crises financeiras da família

Ninguém está imune. A qualquer momento uma redução na fonte de renda da família pode surgir, deixando os pais em situação delicada: Como falar para os filhos que gastos serão reduzidos?

A preocupação é justa. Informações passadas de maneira equivocada para as crianças podem transformar o que poderia ser um momento de aprendizado em um trauma ou sensação de culpa para os pequenos.

“O ideal é explicar para a criança apenas que gastos deverão ser cortados, sem entrar em detalhes sobre os motivos que levam a essa redução”, avalia Cássia Quinlan, psicóloga atuante no setor de educação infantil.

Para a especialista. o fundamental é tratar a criança com seriedade, de forma a passar de forma clara a nova orientação. “É importante a criança saber que nem sempre vai ser possível conseguir tudo o que se quer, na hora em que se deseja.”

Nesse mesmo sentido vai o pensamento em torno do consumo consciente. Com isso, a palavra dividir passa a ganhar maior peso nas famílias.

Embora tenha participação fundamental nesse momento, a escola não deve ser a única a colocar o consumo consciente dentro da vida das crianças. “Esse tipo de educação vem majoritariamente de casa”, comenta Cássia.

Do Portal Brasil Econômico
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado