Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Para lidar com a crise, especialistas sugerem análise fria e investimento constante | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Para lidar com a crise, especialistas sugerem análise fria e investimento constante

A análise fria do comportamento do mercado financeiro e uma estratégia constante de investimento são as ferramentas mais importantes para enfrentar os momentos de crise financeira, sugerem especialistas presentes na nona edição da Expo Money São Paulo.

“Analisar os gráficos de investimentos e se focar no que eles mostram ajuda a evitar que as emoções interfiram nas decisões”, diz o analista gráfico norte-americano Greg Morris, um dos palestrantes internacionais do evento.

Morris é conhecido por traduzir, para pequenos investidores, os gráficos que mostram o comportamento dos preços das ações ao longo do tempo.

Segundo ele, assim como no Brasil, é comum que os investidores americanos retirem seu dinheiro da Bolsa ao sinal das primeiras oscilações mais fortes. “Mas a emoção é o último atributo a se usar em momentos como esse”, ensina.

O consultor de finanças pessoais do Itaú Jurandir Sell Macedo sugere cautela para quem tem dinheiro em Bolsa e está assustado com as recentes oscilações.

“Quem entrou na Bolsa como deveria, pensando no resultado de longo prazo, não deve retirar o dinheiro agora. Comprar aos poucos e manter uma estratégia constante continua sendo a melhor maneira de investir em ações”, diz.

“Mas quem investiu errado e aplicou um dinheiro que não poderia perder –porque vai comprar uma casa ou vai se casar, por exemplo- tem de sair, porque a crise pode piorar”, ensina Macedo.

Para o analista da Magliano Corretora, André Neves, este também não é o momento de se entrar na Bolsa, ainda que os preços das ações sejam atraentes. “No médio prazo, acredito que a Bolsa ainda tem um viés mais para a baixa do que para a alta”, afirma.

A Expo Money termina sábado na capital paulista. A expectativa dos organizadores é que 20 mil pessoas passem pela feira nos três dias de evento.

Saiba mais

Expo Money São Paulo – 9ª edição

Onde: Transamérica Expo Center, Av. Dr Mário Villas Boas Rodrigues 387 – Pavilhões D e E

Quando: 23 de setembro (sexta), das 13h às 22h, e 24 de setembro (sábado) das 12h às 20h

Inscrições: pelo site do evento ou no próprio local

Do Portal UOL
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado