Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
O dilema do 13º | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Família e finanças, Finanças Pessoais

O dilema do 13º

*Por Denise Hills

Denise-Hills---Banco-ItaFim de ano é de 13º salário. Muitos trabalhadores brasileiros, que recebem o benefício, passam boa parte do ano planejando o que fazer com este dinheiro extra, sempre muito bem-vindo nas contas bancárias. Fazer a viagem dos sonhos ou trocar de carro? Comprar presentes de Natal e fazer uma bela ceia para a família ou quitar as dívidas? Essas são apenas algumas dúvidas. Em geral, as pessoas costumam usar o dinheiro para mais de uma situação, porém esquecem de – ou não julgam importante – guardar parte desta renda.

O primeiro passo é planejamento. Faça uma lista de tudo que gostaria de comprar ou realizar com seu 13º, descreva os valores estimados e some. É bem provável que dê um valor acima do que você realmente receberá. É importante, então, colocar na balança o que é prioridade e o que realmente deixará você realizado.
Para quem está no vermelho, a melhor opção será sempre saldar as dívidas e, assim, começar o novo ano no azul e com menos preocupação. É importantíssimo lembrar também que, logo após a virada do ano, começam a chegar aquelas contas que nem sempre fazem parte do orçamento mensal, como IPVA, IPTU e matrícula da escola das crianças. Por que não, então, reservar uma parte do 13º para quitar estes gastos logo no primeiro trimestre do ano e numa única parcela, aproveitando o desconto?
Após definir suas prioridades, veja quanto terá disponível para comprar algo que deseja ou que irá proporcionar momentos de alegria e bem-estar, como, por exemplo, uma viagem. Além disso, reserve uma parte do dinheiro para guardar na poupança para uma eventual emergência ou, se já estiver preparado para possíveis imprevistos, aplique num fundo de investimento que tenha o seu perfil.
*Denise Hills é Superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco
O artigo foi publicado no portal Diário de S. Paulo
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado