Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Novo livro da Coleção Expo Money aborda a Educação Financeira dos filhos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Novo livro da Coleção Expo Money aborda a Educação Financeira dos filhos

É correto dar mesada aos filhos? A partir de que idade? Qual o valor ideal? Dúvidas desse tipo são corriqueiras no cotidiano da educação dos filhos e estão presentes do dia a dia dos pais. A educadora Celina Macedo responde essas e outras questões em seu novo livro: “Filhos, seu melhor investimento” (Campus Elsevier). O lançamento acontece nesta terça-feira (22) às 19h na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi em Florianópolis.

O livro é um guia prático de educação financeira dos zero aos 18 anos e foi produzido para auxiliar os pais na árdua e prazerosa tarefa de ensinar os filhos a transformar o dinheiro em um aliado em sua formação pessoal. A autora ressalta a importância de tratar sobre o tema em casa, desde cedo.

Não é raro vermos crianças nervosas encarando a vitrine de uma loja com lágrimas nos olhos, implorando por um brinquedo novo ou batendo o pé no supermercado por um item da prateleira. E o desfecho dessa cena quase sempre é o mesmo: os pais, constrangidos, cedem e atendem a vontade do filho.

A criança não percebe que talvez não vá nem usar o brinquedo que tanto deseja, mas já entende do que ela precisa para adquirir o item: dinheiro. “Quando a criança começa a usar o verbo comprar, é sinal de que ela está preparada para receber orientação financeira”, orienta a autora. Mas, na maioria dos casos, os pais não estão dispostos ou não têm conhecimento sobre como agir nessas horas. Muitos cometem o erro de pensar que não se deve falar sobre dinheiro com crianças ou conversar sobre o assunto em casa. Outros pecam ao querer compensar a ausência e a falta de tempo com presentes.

Por falta de diálogo e de orientação em casa, muitos adolescentes tornam-se mimados e dependentes, fortes candidatos a se tornarem adultos endividados. Como evitar essas armadilhas? Uma das principais lições apresentadas pela autora é importância de os pais saberem dizer “não”. “Na educação financeira, querer fazer o bem pode significar fazer o que, aparentemente, é mal”, avalia Celina Macedo. A autora explica ainda que, apesar de os pais quererem dizer apenas “sim” aos filhos, quem educa precisa entender que negar algo a uma criança também é educá-la.

 

O quê: lançamento do livro “Filhos: seu melhor investimento” (Campus Elsevier).

Quando: 22/11/2011, às 19h.

Onde: Na Saraiva do Shopping Iguatemi, Florianópolis.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado