Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
No time dos sonhos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

No time dos sonhos

A partir deste mês de agosto, um dos principais periódicos do mercado de capitais brasileiro, a Revista RI, passa a contar com um elenco de profissionais de primeiro nível para orientar seu conteúdo. São 14 conselheiros escolhidos entre grandes nomes do setor. “O conselho editorial constituído é de qualidade impar e trará novos assuntos e temas para a revista. Acredito que esse grupo de profissionais possibilitará um incremento editorial importante para a Revista RI, alcançando novo patamar”, afirma o superintendente de Relações com Investidores do Itaú e membro do conselho Geraldo Soares.

A cada dois meses, esses profissionais se reúnem para discutir e auxiliar no desenvolvimento de pautas, reportagens e artigos, juntamente com a diretoria editorial. O conselho irá contribuir para superar desafios da revista rumo à promoção de melhorias no mercado de capitais brasileiro. Entre os caminhos apontados estão a criação de pesquisas para identificar fatores inibidores do acesso ao mercado, a expansão do trabalho de educação financeira, o fornecimento de meios para o entendimento das tendências e desempenho do mercado de capitais, além da ênfase a melhores práticas adotadas em outros mercados, que podem também ser adotadas no Brasil.

Cada membro do conselho irá contribuir de maneira pontual para transformar esses objetivos em realidade. “Como membro acadêmico do conselho, acredito que posso ser um elo de ligação entre a academia e o mercado financeiro. No Brasil temos ainda pouco espaço para a divulgação científica. A Revista RI pode ser um canal para que pesquisadores da área econômico–financeira divulguem seus trabalhos para os participantes do mercado financeiro, sem o formalismo e a profundidade comuns às revistas científicas”, indica Jurandir Macedo.

Em entrevista coletiva, os membros do novo conselho editorial da Revista RI falaram também sobre o que precisa ser feito para desenvolver o mercado de capitais brasileiro nos próximos anos e sobre os desafios na comunicação das empresas abertas brasileiras. Leia na íntegra.

A Revista RI chega à 165ª edição, com uma tiragem média mensal que varia entre 8 mil e 10 mil exemplares. Entre seus leitores estão diretores e executivos de finanças e de relações com investidores das cerca de 450 empresas abertas brasileiras, além de investidores institucionais e individuais, analistas financeiros e profissionais de investimentos das principais instituições do mercado de capitais brasileiro.

Conheça o novo Conselho Editorial da Revista RI

Antonio Castro: presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) desde 2007. Atualmente é presidente do Conselho Fiscal da Souza Cruz S/A (desde 2008); membro do Conselho de Administração do IBMEC; e do Conselho de Supervisão dos Analistas de Valores Mobiliários da Apimec; integra também a Câmara Consultiva de Listagem da BM&FBovespa. Formado em Ciências Econômicas pela UFRJ, é pós-graduado em Economia pela Universidade da Califórnia – Los Angeles.

Edison Arisa: sócio da PwC (Pricewaterhouse Coopers) na área de auditoria, especializado em Instituições Financeiras, Seguradoras e Fundos de Pensão; membro do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), coordenador do Grupo Técnico de Instituições Financeiras e representa o Instituto no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC); diretor presidente da Fundação de Apoio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC).

Eduarda De La Rocque: doutora em Economia pela PUC/RJ, presidente do Instituto Pereira Passos. Foi assessora financeira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 1995. No período de 1996 a 2008 trabalhou no grupo BBM, tendo sido sócia do banco de 1999 a 2002. Em 2002 fundou a empresa de tecnologia “RiskControl”, de onde saiu, ao final de 2008, para assumir a Secretaria Municipal de Fazenda do Município do Rio de Janeiro.

Geraldo Soares: superintendente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco Holding S.A.; coordenador do Codim (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI e autor dos livros: Casos de Suce$$o no Mercado de Ações e Comunicação no Mercado Financeiro. Foi presidente executivo do IBRI (Instituo Brasileiro de Relações com Investidores) durante quatro anos.

Helio Garcia: fundador e CEO da Business News Brasil e da PC Magazine Brasil, publicação digital de tecnologia. Advogado e administrador de empresas. Nos últimos 12 anos foi presidente da multinacional PR Newswire, empresa do setor de comunicação e distribuição de informações corporativas. Tem participação ativa no mercado de comunicação e de relações com investidores no Brasil. Fez parte do Conselho de Administração do INI (Instituto Nacional de Investidores); membro Participante do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), desde 2005.

Jurandir Macedo: doutor em Finanças Comportamentais com pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pelaUniversité Libre de Bruxelles (ULB). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina e consultor do programa Uso Consciente do Dinheiro do Itaú. Possui certificação CNPI e CFP; atua há 28 anos no mercado financeiro. É autor de diversos livros voltado à área financeira.

Luiz Fernando Rolla: diretor financeiro e de Relações com Investidores da Cemig. Conselheiro de Administração em diversas empresas do grupo, inclusive, internacionais. Executivo da área financeira envolvido na gestão orçamentária, captação de recursos, controle de custos e planejamento econômico-financeiro de longo prazo; executivo de RI envolvido na preparação de lançamento de transações de vendas de ações tanto no mercado interno como no externo, listagem de ações em bolsas internacionais e desenvolvimento de programas de RI voltados para o mercado nacional e internacional.

Luiz Leonardo Cantidiano: advogado, do escritório Motta, Fernandes Rocha – ex-presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, onde por duas vezes participou da diretoria. Participa nos conselhos da Bolsa de Valores e do BndesPar (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Participações); tem participação no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional

Marcelo Mesquita: sócio-diretor da gestora Leblon Equities, onde atua na criação de negócios. Trabalhou em instituições que foram líderes em seus mercados como os bancos de investimento Garantia e UBS Pactual. Teve participação reconhecida na condução de pesquisas, realizadas pela revista Institutional Investor.

Nuno da Silva: diretor e chefe para a região da América Latina da divisão de Depositary Receipts do The Bank of New York Mellon. Assumiu a responsabilidade da América Latina em dezembro de 2006 e, nesse papel, é responsável pela Relação Gestão e Desenvolvimento de Novos Negócios em toda a região. Participa da América Latina – Comitê de Gestão, Brasil – Comitê Gestor e do Comitê Executivo Depositary Receipts.

Paulo Faustino da Costa: diretor Departamental do Bradesco, responsável pelo Departamento de Relações com o Mercado. É também membro do Conselho de Administração da Bradesco Securities UK Limited, de Londres, desde novembro de 2007, tendo exercido, cumulativamente, até abril de 2010, o cargo de Diretor-Presidente. Desde fevereiro de 2001, é membro do Conselho de Administração da Bradesco Securities, Inc., em Nova York.

Raymundo Magliano Filho: presidente do Instituto Norberto Bobbio, do Conselho de Administração da Magliano Corretora; e ex-presidente da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Sua gestão, foi responsável pela grande popularização da bolsa junto ao público em geral, com um expressivo aumento das aplicações em ações feitas por pessoas físicas, e ainda pela inclusão social de mulheres e sindicatos na bolsa. Contribuiu para o grande salto em profissionalização e transparência dado pelo mercado de capitais brasileiro, sobretudo a partir de 2004.

Ricardo Amorim: presidente da Ricam Consultoria Empresarial, desde 2009, assessorando clientes no Brasil e no exterior em decisões de investimento, captações de recursos e planejamento estratégico. Apresentador do programa Manhattan Connection do canal à cabo Globo News; e colunista de economia e finanças da revista IstoÉ. Economista mais influente do Brasil e um dos dez mais influentes do mundo de acordo com o site americano Klout.com. Único brasileiro incluído na lista do Speakers Corner dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais.

Ronnie Nogueira: com formação em Economia e Comunicação, é diretor editorial e idealizador da Revista RI Relações com Investidores. Sócio-fundador da IMF Editora, foi responsável pelo lançamento de diversas publicações com o objetivo de disseminar as melhores práticas de relações com investidores e divulgar o mercado de capitais brasileiro no Brasil e no mundo, através dos anuários Guia IMF – Companhias Abertas e Brazil Company Handbook. Também, através dos “Company Handbooks” atuou na divulgação do mercado de outros países da América Latina, como: México, Venezuela e Argentina.

Leia na íntegra

Fonte: Revista RI
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado