Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Não se esqueça do seu bolso nessa Páscoa | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Não se esqueça do seu bolso nessa Páscoa

Por Leonardo Lima

A poucos dias para a celebração da Páscoa, milhares de ovos de chocolate de todos os tipos e preços são vendidos nas lojas brasileiras. O ideal sempre é planejar antecipadamente a compra dos ovos para evitar pagar mais. Porém, se você deixou para última hora, confira como fazer para que a data especial não pese no bolso.

Para fugir da alta de preços, a dica fundamental é pesquisar. Um estudo realizado entre os dias 12 e 14 de março pelo PROCON-SP mostrou que, em alguns casos, o mesmo modelo de ovo de Páscoa pode ter uma diferença de até de até 87,95% entre uma loja e outra na cidade de São Paulo. Por isso, na hora da compra considere a relação entre o peso real do produto e o seu número de classificação. Muitos ovos com números iguais possuem pesos e preços distintos.

Além de ir atrás dos melhores preços, outra solução para não passar a data em branco pode ser a confecção caseira dos ovos de páscoa. É uma saída mais barata e pode envolver inclusive as crianças, proporcionando uma saudável atividade em família. Vários sites possuem receitas e indicações de como fazer ovos de páscoa caseiros, você pode conferir uma delas neste link.

Para quem está com as contas em dia e pode gastar um pouco mais, uma alternativa são os chocolates importados, mais viáveis pela contínua queda do dólar. Um presente sofisticado com preços não tão distantes dos chocolates nacionais.

Chocolate financeiramente saudável

Contudo, a época de Páscoa não deve significar dívidas. Nunca use o cheque especial ou o crédito rotativo do cartão para esse tipo de despesa. Também não caia na tentação de parcelar a compra dos ovos de chocolate. Muitos especialistas recomendam pagar itens de consumo e presentes apenas à vista. “Não faz sentido parcelar ovos de páscoa. Existem opções mais baratas como um bolo de chocolate feito em casa ou uma barra. Se formos comprar presentes a prazo em todas as datas comemorativas do ano, chegaremos em dezembro cheios de dívidas”, comenta o consultor de Finanças Pessoais do Itaú e professor da UFSC Jurandir Macedo.

Lembre-se que esse tipo de celebração não deve remeter apenas a presentes físicos. Dar um ovo de chocolate todos os anos pode ser gostoso, mas torna-se uma rotina entediante. Crie dinâmicas caseiras como uma “caça” aos ovos escondidos pela casa e estimule a criatividade dos filhos. No futuro, eles não vão se lembrar de todos os ovos de chocolate que ganharam durante a infância, mas com certeza não se esquecerão da brincadeira em família. A Páscoa é um bom momento para promover um gostoso encontro familiar sem que isso signifique grandes gastos.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado