Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Mulheres temem não ter dinheiro para aposentadoria | Instituto de Educação Financeira

Notícias

Mulheres temem não ter dinheiro para aposentadoria

Quase dois terços das mulheres entre 45 e 70 anos têm medo de nunca conseguirem dinheiro suficiente para se aposentar, segundo uma pesquisa da seguradora MetLife, feita com as norte-americanas no final do ano passado.

Segundo o levantamento, apesar de 90% das entrevistadas terem afirmado que estão confiantes em relação à administração de suas finanças pessoais, 62% temem nunca ter dinheiro suficiente para parar de trabalhar.

Mas essa preocupação não é exclusividade das mulheres nascidas nos Estados Unidos. No Brasil, as incertezas com a aposentadoria também fazem parte do universo feminino. Para a consultora de investimentos da corretora Geração Futura, Anna Carolina Campos, as brasileiras estão, inclusive, se interessando mais cedo por essas questões.

“Hoje as mulheres jovens estão mais preocupadas com o futuro do que as mulheres da meia idade. A gente identifica entre as clientes que atendemos, que as mulheres na faixa dos 25 a 30 anos estão mais preocupadas com a aposentadoria do que aquelas com 45, 50 anos”, diz a consultora, que também é palestrante do fundo de investimentos em ações “Meninas Iradas”.

Além disso, ela enxerga esse medo maior em relação a não ter dinheiro para se aposentar como algo cultural. “Eu vejo como uma mudança de cultura. No passado, a mulher tinha uma segurança maior no marido, que era o provedor da casa, que pagava as despesas. Então ela ficava tranquila e pensava ‘no futuro, vou estar casada, tenho essa estrutura’”, diz.

“Hoje em dia isso não acontece mais, a mulher trabalha desde cedo, é independente, a por isso pensa mais nessas questões”, completa.

Mais poupança pensando na aposentadoria Ainda segundo o levantamento da MetLife, para diminuir esta preocupação, 42% das mulheres estão dando mais ênfase a uma renda garantida na aposentadoria e 27% estão poupando mais.

Mesmo assim, para 74% das entrevistadas, poupar para a aposentadoria é considerada uma das atividades mais desafiadoras de suas vidas.

De acordo com Joana Perseke, também consultora da Geração Futura, com as mulheres brasileiras, essa dificuldade também acontece. “Eu vejo a dificuldade de poupar para a mulher relacionada ao marketing do consumo. Como a mulher tem uma tendência a gastar mais, poupar também fica mais difícil”, diz.

Mas, para ela, aos poucos esta mentalidade tem mudado. “Ainda é difícil para as mulheres largarem este espírito consumista, mas eu acho que isso está mudando. Hoje a gente vive um momento de transição. A mulher já viu que, se ela não mudar o comportamento, vai ter dificuldades lá na frente, na aposentadoria, por exemplo”, acredita.

Foram entrevistas cerca de mil mulheres com idades entre 45 e 70 anos que, individualmente, ganham pelo menos US$ 75 mil por ano ou possuem renda familiar de pelo menos US$ 100 mil por ano.

Fonte: Portal InfoMoney.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado