Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Mesada para o casal? | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Mesada para o casal?

Mesada para o marido? Para a esposa? Você já pensou em dividir as contas de casa e estabelecer quanto cada pessoa pode gastar com lazer ou com pequenos prazeres? Pois esse é um dos conselhos dados pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina e consultor financeiro, Jurandir Macedo.

Ele explica que muitos casais desequilibram seus gastos quando não colocam no papel quanto cada um pode realmente comprometer do orçamento com pequenos prazeres. Essa falta de clareza acaba desorganizando as contas. Por essa razão, defende que os casais devam estabelecer também as suas mesadas, da mesma forma que fixam os valores para os filhos.

O percentual a que cada um tem direito, entretanto, deve ser bem negociado para evitar complicações maiores. Se o casal estiver apertado, ele diz que o ideal é destinar 5% para esposa e 5% para marido. Caso exista uma sobra de caixa, a mesada pode ficar em 10% para cada um.

Jurandir Macedo, que participou da Expo Money, também ressalta que as pessoas estão vivendo pelo menos 30 anos a mais e, por essa razão, devem estabelecer “caixinhas de investimentos” para se proporcionarem uma velhice mais tranquila: uma para futuras emergências, cujo valor ideal é três vezes a renda do casal; outra para complemento de renda; e uma terceira para sonhos como viagens, imóveis e carros.

O professor ensina que só possível fazer isso se o orçamento for disciplinado e se as pessoas passarem a gastar com coisas de que realmente precisam, em vez de comprarem coisas apenas para mostrar aos outros.

Do portal O Povo/Fortaleza
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado