Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Menos da metade dos brasileiros tem conta bancária, diz Fecomercio | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Menos da metade dos brasileiros tem conta bancária, diz Fecomercio

Menos da metade dos brasileiros possui contas bancárias, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ/Ipsos nesta quarta-feira (6). O número de correntistas equivale a 46,5% da população. No entanto, a parcela da população que aderiu ao sistema bancário aumentou 13,4 pontos percentuais desde 2007. Nesse ano, os correntistas representavam 33,1% da população.

As principais razões para o aumento da inclusão bancária são o aquecimento da economia nos últimos anos, a migração de consumidores das classes D e E para a C, o crescimento do crédito e a expansão do mercado de trabalho com carteira assinada e da massa salarial, segundo a pesquisa.

“O cenário mostra o fortalecimento do mercado doméstico e da classe média, puxado pelo avanço do emprego formal. Além disso, a carteira assinada tem papel fundamental para o consumidor junto às instituições financeiras.”, afirma João Carlos Gomes, superintendente de Economia e Pesquisas da Fecomércio-RJ, por meio de nota.

Em relação ao crédito adquirido, a pesquisa da Fecomércio/Ipsos mostra que a população continua dando preferência ao financiamento direto no estabelecimento (55,0%), seguido do cartão de crédito (28,6%). A rapidez na aprovação, a menor taxa de juros, o valor das parcelas e o prazo de parcelamento são os principais motivos mencionados pelos entrevistados no que se refere à decisão pelo tipo de financiamento.

A pesquisa Fecomércio-RJ/Ipsos é realizada anualmente, com 1.000 entrevistados de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. O levantamento é feito desde 2007.

Do Portal G1

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado