Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Mais de 70% dos brasileiros temem que morte ou doença afete a segurança financeira | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Finanças Pessoais

Mais de 70% dos brasileiros temem que morte ou doença afete a segurança financeira

Ter a estabilidade financeira abalada é algo que preocupa qualquer pessoa. No caso dos trabalhadores brasileiros, os impactos da morte ou doença é o que os brasileiros mais temem em relação a segurança financeira da família, sendo que 71% são extremamente preocupados com a situação. A conclusão é do Estudo Internacional MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011, divulgado nesta segunda-feira (11).

Mas não é somente a morte ou doença que aflige os brasileiros. De acordo com o levantamento, 68% temem que a estabilidade econômica seja afetada por gastos médicos não cobertos pelos planos de saúde.

Apesar de toda a preocupação com a saúde financeira, menos da metade dos trabalhadores se prepara para essas situações. No entanto, os homens tendem a planejar mais que as mulheres, assim como aqueles com idade entre 31 e 40 anos.

Em geral, os brasileiros possuem poucos produtos financeiros. A poupança é o mais comum, mas menos da metade possui esse instrumento.

Mais preocupações

A família é a principal preocupação dos trabalhadores brasileiros. O estudo aponta que 68% se preocupam em ter dinheiro suficiente para a educação dos filhos e 65% gostariam de ter mais tempo para a família, conforme pode ser observado na tabela abaixo:

Principais Preocupações Financeiras dos Trabalhadores
Preocupação %
Dinheiro suficiente para a educação dos filhos 68%
Dinheiro suficiente para pagar as contas no caso de uma perda inesperada de renda 67%
Mais tempo para a família 65%
Dinheiro suficiente para chegar ao fim do mês 65%
Assistência médica adequada 62%
Estabilidade de emprego 60%
Dinheiro suficiente para comprar uma casa 60%
Recursos e tempo para cuidar dos pais e parentes idosos 57%
Dinheiro suficiente para que um possa ficar em casa cuidando dos filhos 47%
Poder dar uma boa qualidade de vida para os filhos 45%
Fonte: MetLife
Metodologia

O estudo foi realizado entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, com 2.930 empregados e 1.450 empregadores da Austrália, Índia, México, Reino Unido e Brasil.

Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas pessoais, por telefone ou online.

Do Portal Infomoney
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado