Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Maior endividamento da população aumenta o volume de compras a prazo | Instituto de Educação Financeira

Notícias

Maior endividamento da população aumenta o volume de compras a prazo


Do Portal Info Money

Parcela de consumidores que pretende pagar por suas compras do Dia dos Namorados a prazo é maior do que a verificada na mesma data do ano passado. Isso acontece porque, neste momento, a população encontra-se mais endividada, em decorrências das políticas de restrição ao crédito.

O assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, explica que a situação do endividamento aumenta o volume dos pagamentos a prazo, já que os consumidores não têm condições de efetuar compras à vista, mas não podem deixar a data comemorativa passar em branco.

Assim, ao invés de o consumidor frear o consumo por conta das políticas de restrição ao crédito, ele está entrando em novas dívidas. Também colaboram para esse quadro os preços menores das parcelas, que os comerciantes estão praticando no sentido de elevar suas vendas.

Cenário

Segundo dados da Serasa Experian, em 2010 as vendas do Dia dos Namorados se dividiu em 51% à vista e 49% a prazo. Para este ano, a relação passou para 46% e 54%, respectivamente.

O crescimento das compras a prazo acompanha o avanço do endividamento. Em maio deste ano, a parcela de famílias brasileiras endividadas ficou em 64,2% – em abril, o percentual era de 62,6% e, em maio do ano passado, de 58,7%, de acordo com dados da Peic nacional (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Cuidado com as dívidas

Para o Dia dos Namorados, a perspectiva é que os comerciantes aumentem suas promoções e reduzam os preços das parcelas. Para os consumidores que já estão endividados a dica é realizar suas compras à vista, mesmo que para isso tenha que comprar produtos mais baratos.

Caso não seja possível, opte por parcelas pequenas, para não sobrecarregar seu orçamento, tendo em vista as próximas datas comemorativas, como o Dia dos Pais e, em especial, o Dia das Crianças, que costuma ser uma importante data para o varejo.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado