Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Livro “Os Outros que Somos”, de Ercy Soar, apresenta dilemas da identidade contemporânea | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Livro “Os Outros que Somos”, de Ercy Soar, apresenta dilemas da identidade contemporânea

Ercy Soar propõe reflexões acerca da sociedade contemporânea e as crises de identidade

Recém-chegado na cidade, o forasteiro foi à padaria e pediu dez pães. Desconfiado, o atendente, um senhor de idade, indagou: “Mas quem é teu pai? De que família tu és?”, tentando situar o sujeito em algum lugar e sentir-se mais confortável. Não é preciso viajar no tempo ou a localidade remota do planeta para encontrar esse tipo de comportamento. Pouco mais de 100 km em direção ao Vale do Itajaí, cidades como Brusque, Botuverá, Guabiruba e muitas outras no interior de Santa Catarina ainda conservam certos hábitos tradicionais em que pelo nome da família já se consegue traçar o caráter, personalidade e profissão de um indivíduo. “Em sociedades tradicionais a vocação das pessoas já estava mais ou menos determinada – seguiria os passos do pai ou avô”, afirma o médico psiquiatra e psicoterapeuta Ercy Soar, 54, que lançou recentemente o livro “Os Outros que Somos” (Editora Unisul). Acontece que hoje, com tantas opções e informações, traçar o perfil de um sujeito é tão difícil quanto contar as identidades que assume em diferentes contextos. É o tal do mundo contemporâneo e suas tantas incertezas.

A obra está nas prateleiras das livrarias da Capital e faz uma interessante abordagem sobre a sociedade contemporânea e os dilemas de identidade. “Quem sou?” e “Por que sou assim?” são algumas questões que o médico procura refletir, num mergulho em direção ao entendimento da formação da personalidade, dos múltiplos fatores que a influenciam e dos modos de inserção dos indivíduos na sociedade.

Formado em medicina no Paraná, Ercy Soar atua como psiquiatra e psicoterapeuta em Florianópolis e se interessou por ciências humanas há algum tempo. O livro é fruto de seu doutorado interdisciplinar em ciências humanas, tema o qual vem se dedicando e relacionando com a psiquiatria. Em entrevista ao Notícias do Dia, o autor falou do livro e questões de identidade.

Notícias do Dia - Por que hoje tantas pessoas sofrem crises de identidade?
Ercy Soar - Estamos expostos a uma quantidade enorme de informações e modelos. As opções se multiplicaram, existem muito mais coisas para se fazer. Temos infinitas possibilidades, da opção sexual até indumentária. Apenas uma opção é motivo de angústia, muita angústia.  É a angústia do excesso.

Notícias do Dia – E as crises vão desde a adolescência e a escolha do vestibular até quem já tem 40 anos e uma profissão consolidada…
Ercy Soar – Quanto mais informação, menos certeza. Quanto mais possibilidades de se exercer coisas diferentes, mais insegurança. Já não temos mais as respostas que a tradição e religião tinham antes, elas por si só não bastam. Antes você era o filho de fulano, tinha já uma identidade mais ou menos estabelecida, isso vem mudando e por isso as incertezas.

Notícias do Dia – O que quer dizer com “Os Outros que somos”, no título?
Ercy Soar - Assumimos muitos papeis em diferentes contextos e os contextos se multiplicam. Somos resultados das pessoas as quais nos identificamos – professores, vizinhos, ídolos, pais. Nossa identidade é sempre social.

Notícias do Dia – E a necessidade que temos de ser único ao mesmo tempo não ser isolado?
Ercy Soar – Esse dilema da singularidade faz parte. A sociedade hoje nos liberta para exercer mais ou menos o seu “Eu”, mas com isso você também pode se sentir só. Daí que surgem as tribos urbanas com conceitos em comum, como grupos de apoio.

Notícias do Dia – De que maneira se poderia amenizar essa ansiedade?
Ercy Soar - Como se consegue amenizar? Estou tentando resolver até hoje [risos]. A psicoterapia pode ser um espaço de reflexão e busca do conhecimento de si próprio. Legitima as próprias escolhas. Na medida em que se percebe e conhece a origem da ansiedade, aprende-se a controlá-la.

Serviço

OS OUTROS QUE SOMOS – 2011. De Ercy Soar. Editora Unisul. 150 páginas. R$ 35

Leia mais sobre o livro “Os outros que somos” 

Do Portal ND Online

 

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado