Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Jurandir Macedo | Instituto de Educação Financeira

Jurandir Macedo

Doutor em Finanças Comportamentais, Jurandir Sell Macedo Jr. é pioneiro da área no Brasil. Tem pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Université Libre de Bruxelles (ULB). É professor associado do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministra a primeira disciplina de Finanças Pessoais do País, para alunos de todos os cursos da universidade. É consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco. Faz parte do conselho editorial da Revista RI. Fundou o Instituto de Educação Financeira (IEF). Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Planejadores Financeiros (IBCPF). É Planejador Financeiro Certificado (CFP). É articulista da Revista RI. Publicou mais de 300 artigos sobre educação financeira e é autor dos livros “A árvore do dinheiro” (Campus-Elsevier), que deu início à coleção Expomoney; “O tempo na sua vida” (Saraiva), em coautoria com Fernando Serra; “Finanças Comportamentais” (Atlas), em coautoria com José Morais e Régine Kolinsky, “A árvore do dinheiro” (Insular) e “4 dimensões de uma vida em equilíbrio” (Insular) em coautoria com Martin Iglesias e Denise Hills, traduzido para o espanhol “4 Dimensiones de una vida en equilíbrio” (KDP/Amazon).

 

La vida es el arte del equilibrio

51LpMp88jZL._SL1000_Si cuidamos la salud del cuerpo y de la mente, los bolsillos quedan vacíos. Si le damos atención a amigos y colegas, la familia reclama nuestra presencia. ¿Por qué tenemos la sensación de que nunca hacemos lo bastante o de que no aprovechamos el tiempo como nos gustaría? Los avances tecnológicos facilitan la vida al mismo tiempo que representan un aumento de estrés y trabajo. Y el tiempo nos parece aún más escaso.

¿Vives en el ajetreo de los centros urbanos?  ¿O simplemente te diste cuenta de que, de alguna forma, perdiste el equilibrio? Para ti hemos creado el concepto de los cuatro capitales: físico, social, intelectual y financiero. A partir de cada uno de ellos explicamos porque el equilibrio es tan difícil de alcanzar y de todas maneras debemos tenerlo como un objetivo de vida.

La revolución de la longevidad tornó este balance aún más importante. ¿Al final, quien no quiere mantener el cuerpo y la mente saludables, cultivar buenas relaciones, tener una vida social activa y todavía tener dinero suficiente para sustentar todos los sueños?

Este libro nos ayuda a entender el significado de nuestras decisiones. Vas a descubrir como el funcionamiento del cerebro nos puede ayudar a desvendar algunos misterios del comportamiento humano y a mensurar si le estamos dando la debida importancia a cada uno los cuatro capitales.

 

4 dimensões de uma vida em equilíbrio

livro4dimTrês profissionais com ampla vivência no mercado financeiro, que há décadas fazem da Educação Financeira parte da vida de inúmeras pessoas, resolveram juntar seus conhecimentos e ir além. Através de suas experiências profissionais e de vida, Jurandir Macedo, Martin Iglesias e Denise Hills chegaram à mesma conclusão: ter apenas as finanças equilibradas não basta.

Ao criar o conceito dos 4 capitais, os autores nos mostram como o dinheiro é apenas um dos fatores que temos para administrar. Afinal, de que adianta ter uma boa reserva financeira e investimentos rentáveis se não cuidamos da nossa família, da nossa mente e do nosso corpo?

Concordamos que dar conta dos capitais físico, social, intelectual e financeiro não é fácil. A todo o momento, fatores psicológicos, sociais e culturais nos influenciam e direcionam nossas escolhas. Por isso, reunimos neste livro caminhos que seguimos em busca do equilíbrio, rumo a uma vida mais simples, mais leve, mais feliz.

 

A árvore do dinheiro

capa_Árvore-do-DinheiroMesmo que dinheiro não dê em árvore, aprender a cultivar dinheiro é algo simples e possível. Neste livro de leitura fácil, o planejador financeiro Jurandir Sell Macedo reúne dicas estimulantes e informações valiosas, desenvolvidas em duas décadas de estudos, que são capazes de facilitar o caminho que leva até a sonhada independência financeira.

A nova edição foi revista em 2013 e traz novas pesquisas, com dados atualizados sobre o mercado e as estratégias de investimento. O livro inaugurou a coleção Expo Money, que já conta com 30 títulos.

 

Finanças Comportamentais

Nossos desejos é que nos levam a agir e tomar decisões. Agimos para que eles sejam realizados e, em muitas circunstâncias, para satisfazer regras – morais ou convencionais. Hoje, conhecemos muito sobre as diferentes maneiras como as pessoas tomam decisões e sobre as razões mais frequentes dos erros cometidos. Esse conhecimento deveria nos permitir esboçar estratégias ou programas de formação a fim de melhorar o processo de decisão e a sua adequação aos fins, para bem dos indivíduos, das famílias, das coletividades, das instituições e da sociedade.

Com base nessa exposição de ideias foi elaborado o livro “Finanças Comportamentais, como o desejo, o poder, o dinheiro e as pessoas influenciam nossas decisões”, de Régine Kolinsky, Jurandir Macedo e José Morais.

 

O tempo na sua vida

Em tempos em que ter uma agenda superlativa é sinal de prestígio, em que ser bem sucedido significa abrir mão do lazer e de momento com a família, este livro prova que é possível conciliar o melhor dos dois mundos. Qualquer pessoa pode ter uma vida profissional de sucesso e ser feliz na vida pessoal. Segundo os autores de “O tempo na sua vida”,Fernando Serra e Jurandir Sell Macedo, basta ter equilíbrio.

 

 

Artigos:

Os jovens de aquário e o amargo sabor da educação terceirizada

Riscos financeiros na segunda adolescência

O descontrole financeiro alheio pode afetar o seu bolso

Como evitar que o dinheiro estrague a vida de seus filhos?


Gasto mais responsável

ETFs: Finanças Modernas na prática

Rico, eu?

Antes de comprar fundos imobiliários, faça o dever de casa

Emprestar dinheiro ajuda ou atrapalha os filhos?

Sopa de letrinhas do mercado financeiro

Uma chance para os endividados

Os dois lados do crédito

Devolução do IR pago 

Não decidir pode custar caro

Um novo País, livre dos velhos hábitos

Como pagar o IPTU 

Educação, o melhor investimento 

Saída para aposentados endividados

Bolsa, entrar de cabeça ou fugir correndo?

Uma história de pescador 

O milho e as morangas

 Estratégias para reduzir o risco ao investir em ações

 Mudanças

De quanto dinheiro um homem precisa?

A vitória do perdedor

No limite

 

 

Contato

Twitter: @jurasell

Facebook: Jurandir Sell Macedo