Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Jovens frustrados: a falta de motivação pode indicar falta de educação financeira | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Família e finanças

Jovens frustrados: a falta de motivação pode indicar falta de educação financeira

adolescente frustradaTodos nós queremos ter filhos felizes com sucesso pessoal e financeiro. Então, porque será que existem tantos filhos que não sabem o que querem fazer de suas vidas e com dificuldades financeiras?

A razão pode estar na educação que receberam em casa. Filhos que são superprotegidos e mimados acham que tudo o que acontece a sua volta necessariamente tem de agradá-los. São jovens que não aprendem a se esforçar para atingir objetivos, não planejam, não sabem esperar. O imediatismo faz com que o que recebem percam valor.

O que a educação de casa tem a ver com a educação financeira? Ter educação financeira é saber respeitar limites, saber fazer escolhas, saber esperar e aproveitar oportunidades. Ter educação financeira é planejar a realização de sonhos! “Vou ao cinema hoje ou faço uma viagem com a minha turma no final do mês?”. Quem tem educação financeira aprende a tomar as melhores decisões, a cada momento.

Os filhos que não suportam frustrações são aqueles que receberam poucos “nãos”. Eles não   têm limites e correm alto risco de se serem os endividados do futuro. Afinal, aprenderam que “tudo pode”, que “quando” e “como” não importa.

Para os pais que veem seus filhos nesse caminho, sempre é hora de começar a reverter a situação. Quer saber como? Acompanhe minha palestra “Sempre é hora para começar – Educação Financeira para os jovens e adolescentes junto às famílias”, no 1º Congresso de Educação Financeira nas Escolas (Conefe), dia 26 de setembro, às 10:30h.

Celina Macedo é conselheira do IEF e coordena os projetos de Educação Financeira voltados para pais, crianças e adolescentes. Autora do livro “Filhos: seu melhor investimento”.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

2 comentários to “Jovens frustrados: a falta de motivação pode indicar falta de educação financeira”

  1. Enquanto um estande brasileiro, com muito sorte, só vai ter alguma noção de educação financeira na faculdade, na Holanda, por exemplo, criancinhas de 5 anos já tem noções básicas de como elas podem ajudar os pais no orçamento familiar.
    A consequência disso é o famoso stresse financeiro, como já postei em:
    http://www.teckler.com/pt/Swordedit/Consequ%C3%AAncias-da-Falta-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Financeira-205796.
    Por isso, acredito que a educação sempre vem de berço e não apenas na escola, independente de ser financeira, moral etc.

Deixe seu recado