Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Jovem tenista, como administrar financeiramente sua carreira? Economista responde | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Jovem tenista, como administrar financeiramente sua carreira? Economista responde

Foi realizada nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento do Instituto Tênis, uma palestra ministrada pelo economista Jurandir Sell Macedo, com objetivo de mostrar a atletas e técnicos sobre administração de gastos, para evitar dificuldades financeiras no futuro.

Jurandir é Doutor em Finanças Comportamentais pela UFSC, Pós-doutor em Psicologia Cognitiva pela Université Libre de Bruxelles, professor de Finanças Pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina, fundador do Instituto de Educação Financeira e um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Planejadores Financeiros.

Com seu longo currículo, o economista explicou como surgiu essa ideia de palestrar para atletas. “A ideia foi do patrocinador do Instituto Tênis, o Banco Itaú. Eles resolveram que seria importante abordar este tema para alunos e treinadores”.

Muitos atletas sentem dificuldades em administrar suas finanças. Muitas vezes este problema está ligado a fatores sociais ou falta de orientação. Planejamento é uma coisa que fica esquecida quando o dinheiro entra fácil. “A falta de orientação não só está presente em atletas, como na juventude em geral. O que eu tento fazer é direcioná-los. Quando o meu público são os atletas, eu tento mostrar que, como existe o processo de treinamento, também existe o processo de administração de gastos. É tudo um trabalho comportamental”, explicou Jurandir.

“Muitas vezes, a pessoa gasta muito com coisas caras, para ter status social. Eu costumo falar que não podemos abrir mão do supérfluo, mas é necessário um planejamento. Na palestra a ideia é fazer o público refletir sobre isso, mostrando exemplos de questões práticas”, comentou o economista.

Com uma plateia entre a maioria jovens, fica mais fácil o ensinamento. Mas e quando é necessário passar isto aos adultos já com a cabeça formada? “Eu sempre passo a informação, independente da idade. Tento mostrar em uma linguagem simples. Agora, vai da pessoa absorver a informação, depende de cada um”, afirmou Jurandir, que se diz contente em poder ajudar.

“Eu tive um retorno legal de vários jovens que falaram que a minha mensagem o ajudou, que hoje em dia ele economiza dinheiro. Isso é muito bacana”, finalizou.

Do Portal Tennis View
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado