Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Jogo auxilia alunos a administrar as finanças | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Jogo auxilia alunos a administrar as finanças

Os alunos do Colégio de Aplicação da UFSC matriculados na disciplina de Finanças Pessoais, ministrada pela professora Celina Macedo, participaram de uma oficina sobre o Uso Consciente do Dinheiro. O projeto faz parte da Fundação Itaú Social e traz aos jovens importantes conceitos sobre educação financeira através de um jogo de tabuleiro.

Os alunos interpretam membros de uma mesma família e, em conjunto, tomam decisões referentes aos desafios apresentados. Com o jogo eles também aprendem a lidar com situações práticas referentes à administração financeira. “Para os alunos é uma forma divertida de trabalhar com alguns problemas financeiros muitas vezes vividos em casa pelos pais”, analisa Macedo. Os alunos também puderam perceber como o uso da planilha ajuda no controle dos gastos.

O jogo reforça conceitos apresentados na disciplina, como a importância de ter um planejamento no longo prazo para atingir os objetivos. Além disso, os estudantes percebem as consequências de cada decisão tomada. Desde o primeiro semestre de 2011, o Instituto de Educação Financeira (IEF) oferece o curso aos estudantes do ensino médio. O projeto ocorre em parceria com o Colégio de Aplicação da UFSC. A escola é a primeira do país a contar com aulas exclusivas de Educação Financeira para incrementar o currículo escolar.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

3 comentários to “Jogo auxilia alunos a administrar as finanças”

  1. Gostaria de saber mais informações a cerca deste assunto e ter acesso a este jogo, tenho como ter acesso a estas informações.

  2. Olá Prof Jurandir, tudo bem? Fui sua aluna em 2010 em uma das turmas de Finanças Comportamentais da UFSC. Gostaria de mais informações sobre esse jogo. Como faço?

Deixe seu recado