Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Guarde o 13º salário para a aposentadoria | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Guarde o 13º salário para a aposentadoria

Divida o bolo de acordo com seus diferentes objetivos e comece o ano com novo fôlego

No fim de novembro, os brasileiros que trabalham com carteira assinada esperam ansiosamente pela primeira parcela do 13º salário. Só que a maioria – 60%, segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) – vai usar esse dinheiro para pagar suas dívidas.

Para o educador financeiro Mauro Calil, essa é a “pior” maneira de empregar essa renda extra. É claro que, quem tem dívidas, deve mesmo aproveitar o 13º para quitá-las ou pelo menos reduzi-las. Mas o ideal é chegar ao fim do ano sem débitos, para poder utilizar o dinheiro no planejamento financeiro do ano seguinte.

“Quem começa a fazer o planejamento do próximo ano nessa fase – novembro, dezembro, com a chegada do 13º – tem grandes chances de manter esse planejamento para o resto da vida”, diz Mauro Calil.

O educador orienta a dividir o montante em três partes, com vistas aos diferentes objetivos da virada do ano e sem perder de vista a aposentadoria. Veja no vídeo a seguir como aproveitar o 13º para começar o ano de fôlego novo, mas sem deixar de lado o longo prazo:

Veja o vídeo no site da exame

 

Do Portal Exame
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado