Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Gestão sustentável e finanças comportamentais são destaques na HSM ExpoManagement 2012 | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Gestão sustentável e finanças comportamentais são destaques na HSM ExpoManagement 2012

Os principais pensadores do management da atualidade irão se reunir em São Paulo no início de novembro. São ao todo 19 palestrantes nacionais e internacionais que apresentarão, na HSM ExpoManagement 2012, as tendências e os caminhos para superar os desafios do mundo corporativo nos próximos anos.

Um desses temas é a aplicação em empresas brasileiras da teoria de geração de valor compartilhado, criada por Michael Porter, professor da Harvard Business School. Os trabalhos de Porter ajudaram a redefinir a forma como os executivos de todo o mundo pensam sobre competitividade, desenvolvimento econômico e o papel das corporações para a sociedade.

“Quando as empresas não entendem ou não acompanham rigorosamente a interdependência entre os resultados sociais e financeiros, elas perdem importantes oportunidades de inovação, crescimento e impacto social sustentável em escala”, afirma Porter no artigo que divulgou os resultados da geração de valor compartilhado em grandes empresas internacionais, como Coca-Cola, Intel e Nestlé. Quem apresentará a teoria e a adaptará à realidade das empresas brasileiras para o público é a superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco, Denise Hills. A palestra está marcada para o segundo dia do evento, 06/11, às 16:30h.

O evento também traz palestras voltadas à gestão de carreira dos executivos. Um dos temas em destaque são as finanças comportamentais, novo ramo na teoria financeira, que busca incorporar os aspectos psicológicos dos indivíduos no processo de avaliação e precificação de ativos financeiros. O pioneiro da área no Brasil, Jurandir Sell Macedo, irá mostrar porque as finanças comportamentais surgem como uma das mais surpreendentes inovações na teoria de finanças nos últimos anos, com uma visão multidisciplinar, envolvendo modelos financeiros tradicionais, métodos quantitativos, economia e psicologia.

Na palestra, marcada para dia 07/11 às 14:50h, o público será convidado a perceber porque as emoções são fator determinante na hora em que decidimos sobre nossos investimentos. Macedo, que é consultor de Finanças Pessoais do Itaú e professor da UFSC, irá mostrar como o cérebro por vezes tende a prejudicar o investidor quando uma decisão é tomada por impulso, medo ou excesso de confiança, por exemplo.

O palestrante é um dos autores do livro “Finanças Comportamentais: como o desejo, o poder, o dinheiro e as pessoas influenciam nossas decisões” (Editora Atlas), publicação que está na fronteira entre psicologia e finanças e que foi escrita em conjunto com dois pesquisadores da Universidade de Bruxelas, José Morais e Régine Kolinsky, autores de outros inúmeros trabalhos na área.

Saiba mais sobre a HSM ExpoManagement 2012

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado