Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Filhos: seu melhor investimento | Instituto de Educação Financeira

Artigos

Filhos: seu melhor investimento

por Celina Macedo*

A criança nasce indefesa e precisa de cuidados dos pais para se desenvolver de forma saudável. É normal e necessário que o recém-nascido chore e que os pais corram para atendê-lo. O problema está quando continuam correndo para atender aos desejos dos filhos por muitos e muitos anos.

Temos o maior prazer em ver rostinhos sorridentes e olhinhos brilhantes ao nosso redor. Por isso, os filhos pedem e os pais fazem, dão, compram, levam, buscam… Mas será que eles sabem dar valor ao que recebem? Nem sempre estamos fazendo o bem quando atendemos prontamente aos desejos de nossos filhos.

Permitir quase tudo e superproteger os filhos é um incentivo ao desrespeito. Ou seja, crianças que pensam ser o centro do universo, quando adultos, tornam-se irritantes, socialmente inconvenientes e incapazes de planejar para atingir objetivos.

Pais que não querem frustrar os filhos nunca vão, de fato, educá-los. E se a educação não vem de casa, só resta uma alternativa – a educação muito mais dura imposta pela sociedade. Lembre-se, ninguém nasce folgado! Faça do seu filho um lutador. As coisas são muito mais difíceis para quem não tem garra e coragem de enfrentar os problemas do dia a dia para alcançar soluções.

Garra não se ensina. Só possui quem tem objetivos. Assim, devemos deixar que nossos filhos sintam desejos, necessidades, e que busquem maneiras de satisfazer seus propósitos. Quando fazemos ou resolvemos por eles, além de passarmos a ideia de que é fácil ter tudo na vida, impedimos que eles aprendam que nada vem de graça. Precisamos ensinar, desde a mais tenra idade, que é preciso lutar para alcançar aquilo que desejamos.

Só se ganha garra na luta. Assim, filhos que não lutam não se fortalecem. Eduque-o para ser um adulto controlado financeiramente e, lembre-se, uma criança mimada nunca terá consciência dos gastos quando chegar à vida adulta.

Certamente, com isso eles terão mais chance de alcançar o sucesso pessoal e profissional. Criar filhos em um ambiente de proteção sem permitir que eles se tornem acomodados é um grande desafio. Criar filhos com garra dá muito mais trabalho do que oferecer tudo que eles pedem. Aos pais, fica o desafio de criar uma família na qual o afeto esteja presente ao mesmo tempo em que se possa conciliar, em doses adequadas, a proteção e o desafio.

 

*Celina Macedo é educadora financeira para pais e adolescentes no Instituto de Educação Financeira (IEF). Fez doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de pesquisa na Université de Montréal e pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Université Libre de Bruxelle. Autora do livro “Filhos: seu melhor investimento” atualmente em fase final de produção.
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

1 comentário to “Filhos: seu melhor investimento”

  1. Olá, tudo bem? Estive lendo os artigos deste site, em especial da Celina Macedo, nos quais me chamam muito atenção. Pois estou cursando o penultimo semestre de Bach. em Ciencias Contábeis, e estou desenvolvendo meu TCC com o tema de Contabilidade Infantil. O foco principal, é a educação financeira das crianças. Com isso, gostaria de ter um contato/e-mail da Sra. Celina, para poder esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação ao tema. Além do mais, acredito que ela é uma com grandes conhecimento nesta area devido sua formação, em que admiro muito esta profissão. Aguardo contato. Obrigada!! Elenice Cristina – SOCIESC – Joinville-SC.

Deixe seu recado