Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Férias de julho: ensine e aprenda economia com seus filhos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Férias de julho: ensine e aprenda economia com seus filhos

As férias de julho chegaram. E isso significa que as crianças e jovens terão mais tempo livre, o que acarreta em mais gastos. Para aproveitar com seus filhos, com muita diversão e gastos que caibam em seu bolso, é preciso planejamento.

No final de um passeio, sempre vem aquela famosa pergunta: “Onde foi parar o dinheiro?”. Nós acabamos gastando cinco reais aqui, mais dez ali, e quando nos damos conta, lá se foi todo o dinheiro. É claro que passear com os filhos é muito gostoso, mas podemos fazer isso gastando menos, sobretudo quando dividimos essa “responsabilidade” com a garotada.

O primeiro passo é saber em que situação a família se encontra no momento e quanto dinheiro pode gastar. Se tiver dívidas para pagar e não houver dinheiro sobrando, não deve entrar no endividamento: é possível fazer com que as férias sejam prazerosas dentro da própria casa mesmo, explorando a criatividade de seus filhos, ou fazendo passeios gratuitos, como passar o dia em um parque.

Uma ótima dica para que as férias sejam um sucesso, viajando ou não, é fazer uma agenda semanal de atividades diárias, junto com os filhos, destacando, de alguma forma, aqueles eventos mais esperados. Consulte os programas gratuitos em guias ou na internet. Vale lembrar que teatros e museus, geralmente, oferecem algum dia da semana com entrada gratuita – basta programar-se para visitar o lugar certo, no dia certo.

O ideal é sempre planejar as férias algum tempo antes de elas realmente acontecerem, e mostrar aos filhos que, para realizar aquele desejo, alguns esforços devem ser feitos primeiro. Se o programa é viajar, este planejamento antecipado é fundamental, pois viagens sempre acarretam em gastos extras, às vezes, bastante significativos, os quais nem sempre cabem dentro do orçamento do mês de julho.

Caso não tenha programado a viagem dessas férias, mostre a seus filhos que nesse momento não será possível, e curta com eles a espera programada para as próximas férias. Afinal, a viagem dos sonhos não pode se transformar em dívidas no futuro.

Passar as férias com os filhos é uma oportunidade muito boa para educá-los, pois, a cada passeio, vocês terão que fazer escolhas, seja de um brinquedo ou do almoço, e é importante que mostremos a eles que cada escolha tem uma consequência. Por exemplo, se comerem no restaurante mais em conta, sobrará um dinheirinho a mais para eles brincarem no parque de diversões.

É essencial passar mostrar aos filhos que cada economia, mesmo que seja aquela moeda no cofrinho, faz diferença – especialmente quando essa economia tem um objetivo.

Do Portal BM&BOVESPA
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado