Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Expo Money São Paulo terá clínica financeira gratuita | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Expo Money São Paulo terá clínica financeira gratuita

Quando você tem um problema de saúde você procura um médico, certo? A ideia deveria ser a mesma com as finanças pessoais. Está endividado? Não sabe como e onde investir? Existem soluções para todos os casos. Para alguns o medicamento pode ser mais leve e para outros a indicação pode ser um tratamento intensivo. A Expo Money, que leva educação financeira e de investimentos para todas as pessoas interessadas, traz novamente Clínica Financeira à capital paulista.

Na nona edição da Expo Money em São Paulo, os profissionais vão avaliar, gratuitamente, o planejamento financeiro de quem agendar uma consulta. Além de realizar um diagnóstico das receitas, despesas, eles levantam qual a capacidade de poupar, indicam alternativas do que fazer com esse dinheiro que “sobra” e principalmente fazem uma projeção do quanto é preciso economizar mês a mês e por quantos anos para se ter uma aposentadoria tranqüila.

O projeto criado há dois anos é um sucesso e a Clínica percorre as diversas capitais do Brasil no circuto Expo Money. Na edição paulista, serão quatro salas de atendimento e mais de 30 consultores financeiros voluntários para garantir um diagnóstico financeiro. A coordenação do espaço será feita pelo planejador financeiro Fabiano Calil, que participa como palestrante do evento desde a primeira edição, em 2003, e já ministrou apresentações em várias edições pelo país.

“É muito gratificante para nós ver o resultado das pessoas que passam pela Clínica, que muitas vezes são famílias e casais que buscam uma orientação para as finanças. É um momento de pedir ajuda e a emoção e satisfação de receber é nítida nos atendimentos”, explica Robert Dannenberg, presidente da Trade Network, empresa organizadora da Expo Money.

A expectativa do especialista Calil é uma procura maior por parte do público feminino – foram 1.800 no ano passado – seguido de casais e família. “Acho que 60% serão mulheres, que são as mais interessadas em organizar as finanças e também são carentes de informação”, revela o consultor que vivencia as experiências em seu escritório. Entre as principais perguntas estão “como saio dessa?” – endividados; “Como faço e onde invisto?” – os preocupados com formação de patrimônio; “Como gerar receitas?” – os focados na aposentadoria.

O importante mesmo é entender como funcionam as entradas e saídas, dívidas e conhecer o patrimônio líquido das suas finanças. “Nesse exame das finanças encontramos o diagnóstico e encaminhamos para a área ou especialista, para quem assim, ele faça o tratamento mais adequado”, finaliza o consultor.

O serviço gratuito durante a 9ª Expo Money São Paulo, que acontece de 22 a 24 de Setembro no Centro de Convenções Transamérica, vai tratar

principalmente de temas ligados a crédito, dívidas, patrimônio e investimentos. É importante que os interessados levem todas as informações das finanças, como extratos de bancos e de investimento.

Histórico do evento

A história da Expo Money pode ser contada também através da história dos investidores no país. O primeiro evento aconteceu em São Paulo, em outubro de 2003, quando no Brasil somava-se 85.478 de investidores pessoa física. No ano seguinte, este número saltou para 116.914, enquanto que o número de participantes do evento saltou de 9.182 para 13.366. Nesses nove anos, também cresceu o número de cidades a receber a Expo Money: hoje são 13 edições que percorrem Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Vitória (ES), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP) ao longo do ano. O quadro a seguir mostra a evolução dos investidores pessoa física no Brasil x a evolução do número de participantes no evento ao longo do ano, somando todas as cidades por onde passa:

Ano / Investidores Expo Money / Pessoa Física

2003: 85.478 9.182

2004: 116.914 13.366

2005: 155.183 19.258

2006: 219.634 30.547

2007: 456.557 45.190

2008: 536.483 54.169

2009: 552.364 47.917

2010: 630.895 46.241

2011: 598.233* 52.978**

*até julho **estimativa

A Expo Money é um evento completo, com palestras e exposições gratuitas, voltado para todos os níveis de conhecimento do público participante. Iniciantes podem adquirir mais conhecimentos sobre as finanças pessoais, aprender sobre planejamento financeiro, dando os primeiros passos rumo à independência financeira. Já os iniciados ou mesmo avançados têm a oportunidade de conversar diretamente com profissionais de relações com investidores das empresas de capital aberto e aprender com especialistas sobre temas como: análise técnica e fundamentalista, macro-economia, opções, renda fixa e variável e home broker.

Do Portal Incorporativa
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado