Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
EXAME.com tira suas dúvidas sobre dinheiro | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

EXAME.com tira suas dúvidas sobre dinheiro

EXAME.com acaba de criar um canal para tirar as dúvidas financeiras específicas de cada internauta. Questões sobre ações, imóveis, renda fixa, fundos, impostos, aposentadoria, poupança, consumo, finanças da família, crédito e seguros podem ser enviadas para o e-mail seudinheiro_exame@abril.com.br .

As melhores questões serão respondidas por um time de especialistas com larga experiência nesses temas. A cada dia, uma resposta será publicada no canal Seu Dinheiro de EXAME.com.

Até o final de abril, também haverá respostas diárias relacionadas à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. As questões do IR serão respondidas por profissionais de duas empresas: o IOB, um parceiro veterano de EXAME.com, e H&R Block, que começa agora a colaborar conosco.  As dicas de IR terão um lugar especial,  dentro do Guia de Imposto de Renda.

Com o serviço, EXAME.com planeja oferecer um conteúdo mais personalizado a seus leitores. Investimentos e outros produtos financeiros muitas vezes obedecem a regras de difícil entendimento e são explicados em contratos com um linguajar técnico. Utilizando o novo serviço, você poderá tirar todas suas dúvidas antes de investir, contratar ou comprar qualquer produto ou investimento.

Veja abaixo quem são os especialistas que vão responder as perguntas dos internautas:

Ações e aplicações em bolsa – As questões serão respondidas por dois especialistas. Um deles é o engenheiro Paulo Bittencourt, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e ocupa o cargo de diretor-técnico da Apogeo, empresa de investimentos voltada para as pessoas físicas do grupo Vinci Partners. O outro é Ricardo Almeida, professor de finanças do Insper, da FIA e da Fipe, doutor em administração e pesquisador do mercado de ações como alternativa de investimento para pessoas físicas.

Imóveis – As dúvidas sobre a compra e a venda serão respondidas por Luiz Calado, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-SP), diretor da BRAiN – Brasil Investimentos e Negócios, doutorando em finanças sustentáveis e autor do livro “Imóveis: seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio”. Já as questões sobre crédito imobiliário serão encaminhadas para os representantes da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi), que reúne as empresas que prestam assessoria para a obtenção de empréstimos mais baratos para imóveis.

Impostos – Suas questões sobre os tributos brasileiros serão solucionadas por Eliana Lopes, coordenadora de Imposto de Renda Pessoa Física da subsidiária brasileira da H&R Block, empresa responsável pela declaração de IR de 25 milhões de pessoas ao redor do mundo. A contadora tem pós-graduação em gestão empresarial e 11 anos de experiência com Imposto de Renda.  As questões de IR também serão respondidas pelos especialistas do IOB. Além das respostas às questões dos internautas, eles também contribuição com dicas gerais sobre o IR 2012.

Gastos, poupança e educação financeira – Envie dúvidas para Cássia D’Aquino, autora de diversos livros sobre educação financeira e consultora em projetos do Banco Central, Banco Nacional de Angola, BM&FBovespa, Febraban e United States Agency for International Development (USAID).

Investimentos em renda fixa – As perguntas serão encaminhadas a Beto Veiga, doutor em economia pela Universidade de Brasília, ex-funcionário do Banco Central, consultor de valores mobiliários registrado na CVM e autor dos livros “O Essencial sobre o Tesouro Direto” e “Tudo sobre CDB”.

As finanças da família – Dúvidas sobre casamento, divórcio, divisão de despesas, finanças do casal e educação financeira dos filhos serão respondidas por dois especialistas. O advogado Rodrigo da Cunha, mestre e doutor em direito civil, presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM) e autor de vários livros sobre o assunto vai tratar de questões jurídicas e legais. Já a parte de planejamento financeiro familiar caberá a Celina Macedo, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conselheira do Instituto de Educação Financeira e autora do livro “Filhos: seu melhor investimento”.

Fundos – As questão serão respondidas por Bolívar Godinho, que atuou por 33 anos no mercado financeiro em cargos de direção na área de asset management dos bancos Noroeste e Fibra, é professor da FIA e concluiu recentemente doutorado sobre fundos de investimento na FEA-USP.

Aposentadoria – Envie suas dúvidas para Fernando Meibak, sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Crédito, empréstimos e dívidas – As perguntas serão respondidas por Anísio Castelo Branco, presidente do Instituto Brasileiro de Finanças, Perícias e Cálculos (Ibrafin), autor do livro “Matemática Financeira Aplicada” e professor do SENAC e do MBA de Controladoria e Finanças da PUC-SP.

Seguros e saúde – As perguntas serão respondidas pelos dois sócios do Economize no Seguro, um site do grupo Brasil Insurance que compara os preços de diversos tipos de apólices. O sócio Claudio Alberto Royo é administrador de empresas e corretor de seguros desde 1998. Já Ilson Barcelos Jr. é administrador de empresas e trabalha no mercado de seguros há cinco anos.

Do Portal Exame.com
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

2 comentários to “EXAME.com tira suas dúvidas sobre dinheiro”

  1. Eu fiz uma compra com cartão de crédito no valor de 1620,00 em 12x, paguei a 1ª parcela, a loja devolveu o dinheiro para o banco 1620,00, mas eu não deveria receber minha parcela de volta, me disseram no banco que está certo pois foi devolvido o limite de volta 1620,00, eu disse que se eu não tivesse pago a 1ª parcela não iam devolver o limite 1620,00 do mesmo jeito? Ele disse que sim, que acho que é o correto, mas então se paguei a 1ª não era pra ser diferente? Acontece que se eu não tivesse pago eu estaria agora com o mesmo limite de 1620,00 e meus 135,00 da parcela que paguei. Alguém pode me esclarecer isso?

Deixe seu recado