Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Especialistas dão dicas sobre como conversar sobre finanças com as crianças | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Especialistas dão dicas sobre como conversar sobre finanças com as crianças

Entrar em uma loja de brinquedos com crianças pode se tornar uma verdadeira tortura – para elas e para os adultos – caso nenhum acordo tenha sido feito antes de sair de casa. O especialista em educação financeira infantil Álvaro Modernell, que já escreveu mais de dez livros sobre o tema, diz: “Pais que não ensinarem os filhos a planejar tendem a uma relação de conflito quando o assunto envolver as finanças da família.”
“Os pais podem levar as crianças para a loja, mas elas precisam estar com a lista feita e ter a consciência de que não vão poder comprar tudo o que virem pela frente. O ideal é sair de casa com as opções de presente e também com a quantia que se quer gastar definida, como em um pacto entre pai e filho”, sugere o especialista.
Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, os gastos com os produtos mais consumidos entre as crianças durante o ano estão maiores. Isso devido ao índice de inflação acumulado nos últimos 12 meses, que mostrou alta dos itens relacionados a alimentação, vestuário e lazer.
O momento ideal para colocar o assunto em discussão com os filhos é a partir do primeiro pedido de compra, diz Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira. Geralmente, isto ocorre a partir dos dois anos e meio. “Vale apresentar as cédulas (como usar uma lupa para mostrar os desenhos menores e sentir o peso das moedas) e ensinar a guardar o dinheiro na carteira – dessa maneira, elas aprendem que precisam cuidar do dinheiro”, diz Cássia.
A especialista Celina Macedo, autora do livro “Filhos: seu melhor investimento”, apresenta sugestões de como introduzir o tema na rotina das crianças de acordo com cada faixa etária.

Veja algumas dessas dicas para falar do assunto com o seu filho. São orientações extraídas do livro de Celina e ilustradas pelo cartunista Alexandre Beck.

Do Jornal A Notícia

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado