Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Especialista ensina pais a educar financeiramente os filhos dos 2 aos 18 anos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Especialista ensina pais a educar financeiramente os filhos dos 2 aos 18 anos

Como ensinar uma criança sobre finanças e fazer com que ela seja um adulto bem resolvido financeiramente no futuro? Em famílias cada vez mais reduzidas, os filhos recebem mais do que seus pais pensaram em ter. Quem cai na tentação de dar tudo o que os filhos pedem, cria pessoas mimadas, com grandes chances de se tornarem adultos consumistas e endividados. Segundo a especialista em finanças e autora do livro Filhos: seu melhor investimento, Celina Macedo, quando a criança diz pela primeira vez “compra mãe?”, por volta dos dois anos, é sinal de que ela já está preparada para receber orientação financeira.

A qualidade do convívio com os pais e a educação recebida terão peso na formação do futuro adulto. Os posicionamentos dos pais em questões como estímulos, desejos, limites e comportamentos, desde a mais tenra idade, irão determinar se o filho terá ou não equilíbrio financeiro na vida adulta.

“Os pais precisam questionar se aquilo que o filho deseja vale o tempo trabalhado para ganhar dinheiro que será gasto. É comum encontrar pais que se endividam para dar viagens, comprar roupas e computadores para o filho que, muitas vezes, não dá valor ao que recebe. Os filhos precisa saber claramente que, quanto mais eles querem, mais dinheiro é preciso ter e mais seus pais vão precisar trabalhar” explica a especialista.

A vida financeira da família é formada não apenas por dinheiro, ações e bem materiais, mas também por atitudes e sentimentos que se manifestam, principalmente em consequência da educação recebida dos pais. Os filhos aprendem por meio de conversas, mas principalmente pelo comportamento, gestos e posturas dos pais. As primeiras lições sobre dinheiro são recebidas na família. Os pais devem sempre explicar o quanto custa ganhar dinheiro, a necessidade de poupar e o porque de não gastar com qualquer coisa, só pela simples vontade de comprar.

Educar bem um filho, entretanto, não é apenas investir em sua educação formal. Você está valorizando seu filho quando se interessa pelo mundo dele, quando conhece seus amigos e sabe como ele se relaciona com cada um deles. No colégio, saiba quais são suas matérias preferidas e em quais ele tem maior dificuldade, o que pensa de seus professores, que esportes gosta de praticar. Educar, portanto, não é apenas fazer cobranças e exigir bons resultados. Educar é preparar para o futuro. E isso também inclui as finanças.

Do portal Comunique-se
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

2 comentários to “Especialista ensina pais a educar financeiramente os filhos dos 2 aos 18 anos”

  1. Muito bom! Gostei e compartilhei. :)

Deixe seu recado