Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Eficiência de mercado | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Bolsa de Valores, Finanças Pessoais

Eficiência de mercado

Caro leitor, imagine que você chega a uma cidade desconhecida e, ao procurar um restaurante para jantar, percebe dois estabelecimentos lado a lado. O primeiro está completamente vazio – à exceção do garçom, que fica na porta convidando clientes para entrar. O outro tem uma longa fila de espera. O que você faz: vai ao restaurante vazio ou espera na fila?

Se você resolveu esperar na fila, agiu como um adepto da eficiência dos mercados. Aqueles que esperam acreditam que os clientes que estão na fila já testaram os dois estabelecimentos, conhecem pesquisas ou receberam indicações de terceiros a respeito da qualidade do restaurante movimentado. Enfim, quem decide esperar confia que o movimento é um indicador de que o segundo restaurante compensa, enquanto o primeiro não merece a visita.

Aqueles que acreditam na fila como ordenador das escolhas estão se beneficiando, sem custo, do esforço de clientes que de forma diligente frequentaram os dois ambientes e escolheram aquele mais interessante, merecedor de uma longa fila de espera.

Agora vamos imaginar que todos os clientes apenas acreditem que o número de frequentadores seja um bom orientador das escolhas. Mas pode ser que o primeiro cliente tenha chegado, encontrado dois restaurantes vazios e aleatoriamente entrado em um deles. O segundo cliente pode ter visto o primeiro e suposto que aquele restaurante era melhor. O terceiro, ao ver um estabelecimento com duas pessoas e outro com mesas desocupadas, teria decidido por aquele restaurante. Mais alguns clientes e logo a fila estaria formada a partir de um método de escolha totalmente ineficiente.

Leia o artigo de Jurandir Macedo para a Revista RI na íntegra

Jurandir Sell Macedo é consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco, professor da UFSC e fundador do IEF.

Facebook Twitter 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado