Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Educação financeira: em casa ou na escola? | Instituto de Educação Financeira

Família e finanças

Educação financeira: em casa ou na escola?

jovem_educaçãofinanceiraQual a razão de tantas pessoas estarem endividadas ou terem problemas financeiros? A consultora do IEF e especialista em educação financeira Celina Macedo encontrou a resposta para essa questão observando crianças e adolescentes. Segundo Celina, os jovens em maioria não recebem educação financeira no universo educacional familiar nem do universo escolar. “As consequências deste fato são determinantes para a vida econômica não somente de cada pessoa, mas também do país,” afirma em entrevista ao portal EduFin.

A consultora também aponta que um dos piores desperdícios feitos pelos adolescentes – e por muitos adultos também – é gastar dinheiro para sustentar a aparência, ou seja, por status. Outro engano que muitos jovens cometem é não anotar quanto ganham e quanto gastam, hábito que pode fazer a mesada acabar antes do tempo, por exemplo.

Na entrevista, a especialista ainda aborda os prejuízos causados pela compensação feita por muitos pais, que dão presentes aos filhos quando não podem dedicar tempo e atenção. Fala também sobre as diferenças entre a educação financeira dada em casa e na escola e sobre a idade ideal para um jovem começar a administrar as próprias finanças.

Leia a reportagem na íntegra.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado