Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
É caro negociar ações na bolsa? | Instituto de Educação Financeira

Bolsa de Valores

É caro negociar ações na bolsa?

revistaRIMuitas empresas resistem em abrir capital e negociar ações na bolsa de valores por um motivo: as supostas altas despesas necessárias para manter essa operação. O argumento, no entanto, acaba de cair por terra após um estudo do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa mostra que o custo de manter uma empresa aberta no Brasil não é tão alto assim.

O levantamento incluiu oito empresas com receita líquida anual entre R$ 700 milhões e R$ 3,2 bilhões. A conclusão foi de que o percentual dos gastos para negociar ações em bolsa não chega a 0,5% das receitas. O maior custo é o de relações com investidores (RI), que atinge 0,12%.

Para o professor William Eid Junior Eid, coordenador da pesquisa, a resistência à abertura de capital é uma questão cultural, uma vez que boa parte dos gastos refere-se a mudanças como aumento da transparência. “O controlador deve estar consciente de que é preciso arcar com essas despesas”, afirma Eid em entrevista ao site Exame.com.

A pesquisa é tema da reportagem “Custo de ser uma Cia. Aberta no Brasil”, publicada na revista RI de março e assinada pela jornalista Isabella Abreu. A edição comemorativa aos 15 anos da publicação traz ainda uma análise sobre sustentabilidade e matérias sobre a influência da mídia social nas decisões dos investidores e sobre o fluxo de investimentos estrangeiros no Brasil.

Leia mais informações no site da revista RI.

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado