Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Dicas que se convertem em dinheiro | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Dicas que se convertem em dinheiro

Setor imobiliário, investimento em títulos do governo e administração financeira para casais foram alguns dos temas discutidos ontem no dia de abertura da Expo Money 2012. Ocorreram sete palestras, que contaram com a participação de 715 pessoas.
O evento é formado por apresentações de consultores financeiros e dirigentes de empresas, que duram até 50 minutos. Os especialistas contam detalhes que fogem do conhecimento da maioria, mas são de grande serventia na hora de fechar negócios. Por exemplo: ruas com curvas normalmente têm imóveis mais valorizados, porque afastam o tráfego intenso de veículos. A dica é do economista e especialista em investimentos Richard Rytenband.

Hoje será o último dia da Expo Money e os interessados podem acessar o www.expomoney.com.br para fazer a inscrição, que é gratuita, e também para conferir a programação. A partir das 13h20min vão ocorrer oito palestras sobre aposentadoria, mercado de ações, investimentos e como administrar o dinheiro. Entre os presentes estará Luiz Carlos Ewald, economista que apresentava o quadro Doutor Dinheiro no Fantástico da TV Globo.

Um dos pioneiros no país em educação financeira, o consultor em finanças pessoais do Itaú e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jurandir Sell Macedo lembra que é importante separar os recursos em três partes. A primeira é a reserva de emergência. A sugestão é que seja igual a três vezes o gasto mensal no caso de assalariados, e seis vezes para os autônomos. A caderneta de poupança é uma boa opção para fazer a economia.

A segunda parte é a previdenciária. Ele diz que, para receber mais de R$ 2 mil de aposentadoria, é preciso aplicar em previdência privada. A dica é procurar um banco de primeira linha. A última parte deve ir para a realização dos sonhos. Se ele for de curto prazo, não pode haver riscos, e o mais correto é poupança. Já nos sonhos de longo prazo, escolher ações de grandes empresas é uma boa aplicação, mas também é preciso uma carteira diversificada.

Hoje, o economista Richard Rytenband voltará ao palco para falar de educação financeira. Ontem, ele explicou quais são os detalhes que precisam se observados na hora de comprar a casa própria.

Para ele, as pessoas devem preferir imóveis de um ou dois quartos, porque empreendimentos de alto padrão perdem muito valor e têm dificuldade de alugar nos tempos de crise. E que, na Grande Florianópolis, estar acima de 30 minutos do local de trabalho não é um bom negócio.

Do jornal Diário Catarinense
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado