Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Destaques do primeiro dia na Expo Money Florianópolis | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Destaques do primeiro dia na Expo Money Florianópolis

Na última quarta-feira, 8, a Expo Money trouxe a Florianópolis grandes nomes da Economia para falarem sobre planejamento financeiro e investimentos. A programação contou com a participação do professor Luis Carlos Ewald, conhecido como Senhor Dinheiro, do Fantástico. Também tiveram grande audiência as apresentações do consultor da BM&FBOVESPA, Luiz Ernesto Leitão, que ministrou a palestra “Como investir em ações” e do professor da UFSC e consultor do Itaú, Jurandir Sell Macedo, que abordou o tema “Mude suas finanças e o mundo muda com você”. O evento está sendo realizado no Centrosul.

Ewald falou sobre o orçamento familiar e deu orientações para organizar as despesas domésticas e sobrar dinheiro no final do mês. Para ele, os impostos, juros e multas são o “cupim financeiro”. “Entrar no limite do cheque especial é o mesmo que ter um sócio. Mensalmente, os juros vão chupar parte do seu salário”, apontou. Outra dica do professor é sempre recorrer, primeiramente, a empréstimo de dinheiro com parentes antes de solicitar para bancos ou agiotas.

Já Leitão apresentou os principais conceitos necessários para se entender o investimento em ações e incentivou os participantes a partirem para este tipo de negócio. O consultor da BM&Bovespa citou também algumas empresas que têm capital aberto, mostrando aos presentes que podem se tornar “sócios” delas. “Dá um prazer muito maior comprar produtos das empresas que você é sócio. Por exemplo, você tem ações de uma companhia aérea e vai viajar num avião da empresa, pode se considerar dono de uma fatia do avião”, afirmou Leitão, em tom descontraído, durante a palestra.
O consultor da BM&FBOVESPA também esclareceu que a abertura de capital de determinada empresa, não quer dizer que ela está endividada. “São vários motivos que levam as companhias a tomar esta atitude. Elas podem buscar recursos para crescimento, melhorar sua estrutura de capital e financeira, entre outros”, explicou.
A palestra de Jurandir Sell Macedo foi contextualizada por meio da história de um casal que procura administrar suas finanças. De maneira interativa, ele apontou várias alternativas para resolver o problema do casal e alcançarem sucesso na parte financeira. Com isso, Macedo fez os participantes da palestra refletirem sobre a relação da felicidade com o dinheiro. “O dinheiro é poderoso para lhe dar prazer, mas não pode te tornar feliz”, ressaltou.
O professor da UFSC mostrou a importância de ter um planejamento financeiro e também definiu a diferença entre supérfluo e desperdício. “O supérfluo é importante em nossa vida, pois são coisas as quais gostamos e temos prazer em comprar. O objetivo de ter um orçamento não é gastar menos, mas sim gastar melhor”, afirmou Macedo.
A Expomoney Florianópolis continua hoje, 9, no Centrosul. A feira é voltada a todas as pessoas que desejam aprender como cuidar de suas finanças e aumentar seu conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro e de investimentos.
Sobre a Expo Money
É o maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina. Organizado pela Geo Eventos, o circuito foi criado em outubro de 2003, em São Paulo, e atualmente percorre 13 cidades brasileiras: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Do Portal Acontecendo Aqui
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado