Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Conta de luz pode ficar mais barata em 2012 | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Conta de luz pode ficar mais barata em 2012

A partir do ano que vem, a conta de luz poderá ficar mais barata para os consumidores que economizarem energia elétrica nos horários de pico. Com a aprovação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da resolução que permite a cobrança de tarifas diferenciadas, o consumidor poderá receber descontos se utilizar energia elétrica nos horários de menor demanda por eletricidade.

A nova modalidade de cobrança – também chamada de tarifa branca – estabelecerá três patamares de tarifação pelo uso de energia elétrica, de acordo com os horários de consumo. Segundo a Aneel, de segunda a sexta-feira, uma tarifa mais barata será empregada na maioria das horas do dia. Já a tarifa mais cara deverá ser cobrada no horário em que o consumo de energia atinge o pico máximo, no início da noite. O terceiro patamar de cobrança será um intermediário entre esses dois horários. Nos finais de semana e feriados, a tarifa mais barata será empregada para todas as horas do dia.

De acordo com a agência, o objetivo da tarifa branca é estimular o consumo em horários nos quais a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e reduzindo também a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico. A tarifa branca será opcional. Caso o consumidor não tenha interesse em migrar para a nova modalidade de cobrança, ele terá a opção de utilizar a tarifa convencional, que não faz distinção entre os horários.

A tarifa branca será aplicada à medida que cada distribuidora de energia realizar sua revisão tarifária entre 2012 e 2014. Vale acrescentar que a nova modalidade de cobrança depende também da substituição, pelas distribuidoras, dos medidores eletromecânicos de energia pelos eletrônicos.

Do Portal IG
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado