Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Consumo consciente? Educação vem de casa | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Consumo consciente? Educação vem de casa

Há cerca de dezoito anos o país vivia uma inflação inercial, crescente que só foi controlado a criação do Plano Real, em 1994. Muito tempo se passou, mas ainda hoje há consumidores com comportamento ligado a uma memória inflacionária que não existe mais, ou seja, gastam como se o dinheiro fosse desvalorizar amanhã. Na opinião de Denise Hills, superintendente de sustentabilidade do Itaú esse é um pensamento errado. “As pessoas deviam pensar em investir um pouco mais de tempo para um bom planejamento financeiro. Qualquer decisão financeira tomada na inércia, no longo prazo será ineficiente”.

Com o objetivo de mudar esse pensamento da sociedade como um todo, e principalmente de seus clientes, a executiva acredita a educação financeira é fundamental. É preciso entender as necessidades das pessoas para oferecer conhecimentos e soluções financeiras adequadas, contribuindo para que indivíduos e empresas tenham uma relação saudável com o dinheiro.

Para atingir tal objetivo, a solução encontrada pela instituição foi primeiramente investir no seu público interno. “Acreditamos que tudo começa dentro de casa, por isso buscamos o desenvolvimento das pessoas num ambiente agradável e transparente, gerando um orgulho de pertencer ao Itaú Unibanco, com colaboradores que se identificam conosco levando um serviço melhor aos clientes”, conta a executiva.

O banco começou esse projeto em 2004 com os colaboradores. Cerca de 80 mil funcionários já passaram pelos cursos de educação financeira e desde 2008, mensalmente, realiza ações nesse sentido voltado para datas comemorativas, como dia das mães, natal, onde os consumidores gastam mais. Houve também distribuição de cartilhas e guias, além da criação de um site com informações de como usar bem os produtos financeiros.

Com o passar dos anos, a instituição foi aperfeiçoando e criando novas ferramentas. Relançou o site do uso consciente de dinheiro, lançou livros infantis como o tema e novos guias. Além disso, investiu em um portal sobre crédito consciente com vídeos de campanhas que contam com a participação do comediante Marco Luque, que tem por intuito de alertar a sociedade sobre como utilizar o dinheiro com consciência e manter as contas em ordem. Lançado há um ano, o site já alcançou a marca de mais de um milhão de Page views. “São iniciativas que consideramos fundamentais para conscientizar a população, pois infelizmente as pessoas hoje gastam como fossem morrer amanhã, mas vivem como se fossem durar para sempre e isso em algum momento vai dar problema financeiramente”, opina.

Para fechar com chave de ouro a executiva deixa uma dica aos consumistas de plantão. “Mude o jeito de usar o seu crédito, e antes de comprar algo faça duas questões a si mesmo: Eu preciso disso já? Dá pra pagar? Com certeza isso irá ajudá-lo a gastar apenas com o que de fato for necessário”, conclui.

Do Portal Consumidor Moderno
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado