Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Comportamentos que levam o investidor ao erro | Instituto de Educação Financeira

Bolsa de Valores, Finanças Pessoais, Notícias

Comportamentos que levam o investidor ao erro

IMG_4956Matéria do jornal Valor Econômico aborda um assunto recorrente nas últimas duas décadas: até que ponto as decisões financeiras dos investidores são racionais? O tema ganhou força com a crise de 2008. A cada ano, novos estudos são publicados com o intuito de mostrar a limitação da racionalidade humana quando o assunto é dinheiro.

O texto cita o estudo precursor dos ganhadores do Nobel de Economia de 2002 Kahneman e Amos Tversky. Ao analisar assuntos econômicos com elementos da psicologia, os autores mostram como algumas armadilhas do cérebro afetam nossas decisões. Autoconfiança, otimismo e aversão à perda são algumas delas.

“Nosso cérebro apaga as coisas ruins. Isso leva ao ‘viés de confirmação’, ou seja, nós retemos o que vai ao encontro de nossa tese”, afirmou Jurandir Macedo, consultor em finanças pessoais do Itaú Unibanco e doutor em Finanças Comportamentais.

De acordo com texto, se o investidor acredita, por exemplo, na recuperação de determinada ação na bolsa, mesmo com notícias e indicadores contrários, ele busca elementos que confirmem sua hipótese favorável. “Por consequência, essa ‘ganância’ leva as pessoas a correrem mais riscos”, completa Macedo.

Leia aqui a matéria completa
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

1 comentário to “Comportamentos que levam o investidor ao erro”

  1. É todo investimento tem seu risco, nao adiante, mas realmente, quando estamos interessados em algum somente os pontos positivos sobem as vistas e nos cegam dos negativos, que mesmo que sejam minimos podem ocorrer!

Deixe seu recado