Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Como ter sucesso ao planejar o futuro financeiro dos filhos | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Como ter sucesso ao planejar o futuro financeiro dos filhos

Mayra e Mayara: gêmeas já têm destino para recursos de plano de previdência feito pela mãe, Elda.

As Irmãs Gêmeas Mayra e Mayara, de 19 anos, estão a dois anos de resgatar os recursos do plano de previdência privado feito pela mãe, Elda Lucy Guimarães, logo que nasceram. A futura engenheira elétrica, Mayra, quer utilizar o dinheiro para fazer um curso de especialização no exterior. Já a estudante de medicina, Mayara, quer investir na carreira, seja por meio de cursos de especialização ou montagem de um consultório; também pensa em adquirir um imóvel.

As meninas souberam somente no ano passado que a mãe fizera a poupança. Mas não foi por receio que as filhas gastassem os recursos a torto e a direito que a mãe escondeu esse fato esses anos todos: “Foi uma opção”, afirma Elda. E ela estava certa: isso não as estimulou a ir às compras. “Sempre soubemos dar valor ao dinheiro. Aprendemos que tudo que vem fácil vai fácil” diz Mayra. “Sabemos que tudo o que temos é resultado de planejamento”, completa Mayara.

A educação dada pela professora e pedagoga às gêmeas deve ser seguida por pais que se preocupam com a maneira com que os filhos lidarão com o dinheiro. Para especialistas, o recomendado é envolvê-los nas discussões financeiras familiares. “é importante que os filhos participem da rotina financeira da família, de forma a entender de onde vem e para onde irão os recursos. Ma durante a infância e a adolescência o envolvimento deve ser limitado. Apenas como ouvintes”, sugere André Massaro, instrutor financeiro do MoneyFit.

Esse é o primeiro passo para que os recursos de um plano de previdência privada sejam empregados da melhor maneira possível. Jurandir Sell Macedo, consultor de finanças pessoais do Itaú e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), diz que ensinar conceitos de educação financeira aos filhos aumenta as chances de a poupança ser aproveitada de forma correta no momento do resgate. Para tanto, os pais devem deixar claro desde o início que os recursos devem ter destinos nobres, como por exemplo, educação.

Veja a matéria na íntegra

Do Jornal Brasil Econômico

 

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado