Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Como pagar o IPTU | Instituto de Educação Financeira

Artigos, Finanças Pessoais

Como pagar o IPTU


Por Jurandir Sell Macedo

Os proprietários de imóveis em Florianópolis começaram nesta semana a receber os boletos para pagamento do IPTU de 2012. Nesse momento aparece aquela dúvida: será que devo pagar adiantado ou é melhor quitar em março, com desconto de 10%? Ou quem sabe pago em 12 parcelas a partir de março, obtendo 5% de desconto pelo pagamento em dia? A taxa de juros é a mesma para todas as pessoas, mas o custo de oportunidade pode ser muito diferente.

Primeiro, vamos comparar o pagamento no dia 2 de janeiro ao integral, no dia 8 de março. Entre eles, a diferença no desconto parece ser de 10%, mas o desconto na realidade é de 12,50%, para um período de 67 dias corridos. Calculando a taxa mensal, temos juros de 5,4% – ou 88,3% ao ano.

A conclusão é: se você tem dinheiro aplicado, o melhor é aproveitar o desconto e pagar à vista, pois em nenhuma aplicação você ganhará tanto. Se você tem dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito, é melhor esperar até março, já que estas modalidades de crédito custam caro.

Caso você não pague agora, será que é melhor pagar em março, com 10% de desconto, ou em 12 parcelas, com 5%? Novamente, a intuição pode fazer com que um desconto de “apenas” 5% não pareça vantajoso. Na verdade, nem todo o valor será financiado. A primeira parcela será paga no mesmo dia, portanto, é um pagamento antecipado. Neste caso, a taxa de juros é de 0,99% ao mês – ou 12,6% ao ano. Não tão elevada quanto no primeiro caso, pouco mais elevada do que em uma aplicação financeira, mas certamente muito menor do que a de qualquer empréstimo.

Em resumo, faça o possível para pagar o IPTU em 2 de janeiro. Aproveite a segunda parcela do 13º para quitar o imposto e obter o desconto. Afinal de contas, uma aplicação que rende 88% ao ano é um verdadeiro presente de Papai Noel para suas finanças.

Do Portal Diário Catarinense

Jurandir Sell Macedo é consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco, professor da UFSC e fundador do IEF.

Facebook Twitter 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado