Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Como não se atolar em dívidas no cartão | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Como não se atolar em dívidas no cartão

Os gastos com cartão de crédito costumam crescer 40% nas semanas que antecedem o final de ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O cartão, quando bem utilizado, facilita o planejamento financeiro porque ajudar a visualizar todos os gastos, garante premiações com programas de fidelidade e ainda dá ao consumidor até 40 dias para pagar as compras sem juros.

Já quando o uso é inconsequente, as despesas com cartão podem se transformar em uma verdadeira bola de neve. Quem liquida apenas a parcela mínima da fatura, que atualmente equivale a 15% dos gastos, vai pagar juros próximos a 10% ao mês no crédito rotativo. Trata-se da linha de crédito para pessoa física mais cara do mercado.

Se o consumidor gastar demais e não conseguir arcar nem com a parcela mínima, o efeito da cobrança de juros sobre juros será devastador. Alguém que decida, por exemplo, pagar apenas uma parte da atual fatura e deixe para quitar 1.000 reais no futuro vai levar apenas 6 anos e 14 dias para acumular uma dívida de 1 milhão de reais com o banco emissor do cartão de crédito. É por esse motivo que é tão interessante seguir as dez dicas da Abecs para o uso responsável do cartão de crédito:

1 – Planeje suas compras. Faça uma lista de quem deseja presentear e calcule o quanto pretende gastar, sempre respeitando a sua capacidade de pagamento.

2 – Fique atento ao seu limite de crédito. As compras parceladas anteriormente reduzem o valor total do limite até serem quitadas. E lembre-se: o limite não é uma extensão da sua renda.

3 – Para não levar sustos no futuro, guarde e some todos os comprovantes do seu cartão, sem se esquecer de incluir as compras parceladas. Assim, você tem um controle melhor dos seus gastos.

4 – Se comprar pela internet, use seu cartão de crédito apenas em sites de sua confiança e com uma conexão segura. Cuidado com e-mails falsos que pedem para preencher cadastros ou apresentam promoções suspeitas.

5 – Como o movimento no comércio aumenta nesta época do ano, evite andar com dinheiro vivo no bolso para não correr riscos. Faça compras mais seguras com seu cartão de crédito ou débito.

6 – Perdeu ou roubaram o seu cartão? Ligue imediatamente para a central de atendimento da administradora e faça o bloqueio na hora.

7 – Informe-se sobre descontos, sorteios e promoções de Natal para as compras com cartão. Além de segurança, conveniência e agilidade, você ainda pode ganhar bônus ou prêmios.

8 – Na hora de parcelar, sempre pergunte se a compra vai ter juros. E lembre-se de considerar em seu orçamento de janeiro as despesas típicas de início de ano, como IPVA, IPTU, materiais escolares etc.

9 – Pague a fatura do cartão sempre no vencimento. Se não conseguir pagar o valor integral, lembre-se: no mês seguinte, tem que pagar o resto mais os juros.

10 – Cartão de credito é igual a namorado: não se empresta!

Do Portal EXAME
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado