Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Como financiar um carro sem comprometer o orçamento | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Como financiar um carro sem comprometer o orçamento

ef7d4b55b1aab4506d13465f23d9183eA queda da taxa Selic foi vista por muita gente como a oportunidade para realizar sonhos de consumo com a ajuda de um crédito mais barato. Mas de acordo com o último levantamento do Banco Central, a aposta de muitos analistas é de que a Selic vai subir um ponto percentual até o final do ano, passando dos atuais 7,25% para 8,25%.

Mas o cenário econômico não deve ser a única preocupação de quem pensa em financiar um bem nos próximos meses. A compra de um carro, por exemplo, deve ir muito além da simples preocupação com o valor mensal da prestação e os juros do financiamento em si.

Em entrevista ao jornal O Globo, o consultor de Finanças Pessoais do Itaú e professor da UFSC Jurandir Macedo recomenda que o consumidor considere todos os custos envolvidos na aquisição e manutenção do veículo. Ou seja, os gastos com combustível, estacionamento, IPVA, seguro e revisão anual também devem ser calculados por quem pensa em adquirir um automóvel.

“Uma sugestão é que o interessado tente poupar o valor total do custo do automóvel por pelo menos seis meses. Se o valor couber no orçamento, pode partir para a compra. Caso contrário, muito cuidado para não acabar se endividando,” alerta Macedo. Outra recomendação é de que o total dos gastos não ultrapasse 20% da renda mensal.

Leia na reportagem completa outras dicas para a aquisição de um veículo financiado.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado