Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Como aumentar a sua reserva para aposentadoria | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Como desperdiçar a sua reserva para aposentadoria

Para ter uma aposentaria confortável, não basta mais apenas guardar um pouco do que se ganha durante os anos de trabalho. Você também tem que fazer isso de uma forma inteligente e depois gerir esse dinheiro de forma inteligente. No mínimo, isso significa não fazer algo estúpido que pudesse fazer um ninho de ovos virar ovos mexidos.

Muito do bom senso e do senso comum são utilizados no mundo dos investimentos. Mas infelizmente esse mundo também é cheio de exemplos onde esses falharam.

Estamos falando aqui sobre finanças comportamentais. Essa é a noção de que desempenhos econômicos adversos são causados não apenas por fatores clássicos como pequenos lucros, mas por mais fatores indescritíveis decorrentes de peculiaridades psicológicas por parte dos investidores. Eles tomam decisões incorretas não tanto por analisar os fatos de forma errada, mas, por não confrontarem seus medos e sua arrogância.

Vários especialistas culpam tais fatores psicológicos pela formação das bolhas que vêm atormentando a humanidade desde o século 17, quando, durante a bolha das tulipas, na Holanda, cidadãos comuns aumentaram o preço de um bulbo de tulipa para 10 vezes mais que a média salarial de um cidadão. É Claro que, os preços rapidamente entraram em colapso.

Acadêmicos e especialistas neste ramo identificaram alguns erros de raciocínio cometidos pelos investidores. Estes são ou muito avessos ao risco ou procuram muito risco. Os investidores também são muito avessos a perder o que eles julgam obvias oportunidades para lucrar. Eles têm alta opinião sobre is mesmos como investidores, o que não condiz com a realidade e se envolvem em casos particulares sem procurar ter uma visão global do seu desempenho.

Um dos principais objetivos dos consumidores deveria ser combater os preconceitos que os impedem de ver a situação real.

Existe também a questão de lutar contra a preguiça de investir. Tais erros são lendas: investir tudo em ações ou ainda pior, investir tudo em uma única ação que, pode ter sido indicada pelo seu barbeiro. Essa poderia potencialmente ser uma cobertura contra a inflação – o que fundos de renda fixa não são. Mas a falta de diversificação aumenta o risco a um patamar inaceitável para pessoas que se aproximam da aposentadoria.

veja mais: 20 formas de perder sua cesta de ovos (em inglês)
Do Portal Forbes
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado