Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Chat com economista Martin Iglesias tira dúvidas sobre planejamento financeiro | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Chat com economista Martin Iglesias tira dúvidas sobre planejamento financeiro

Do Diário Catarinense

Uma das maiores dificuldades para quem economiza é saber como aplicar o dinheiro da forma mais rentável, mas ao mesmo tempo segura. Para tirar essas e outras dúvidas sobre planejamento financeiro, o economista Martin Iglesias participou nesta quinta-feira (9) de um bate-papo com os internautas do Diário Catarinense.

Iglesias atua há mais de 18 anos na área de investimentos para pessoas físicas e é autor do livroInvestimentos — Um Livro de Segredos e Conselhos. Ele é pós-graduado em Finanças e Banking pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, tem MBA em Personal Finance pela Fipecafi-USP e é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, onde também dá aulas.

O economista é um dos palestrantes da Expomoney, evento que ocorre até esta quinta-feira em Florianópolis e ensina como fazer o dinheiro render mais, seja para aplicações ou para conseguir pagar todas as contas no fim do mês. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site.

 

14:53
A Notícia:

Boa tarde!
Em instantes começaremos o chat com o economista Martin Iglesias sobre planejamento financeiro. Podem começar a enviar suas dúvidas.

14:57
Comentário de Guest

Aguardo todos em instantes. Martin Iglesias

15:00
Comentário de Martin Iglesias

Boa tarde! Estou aqui, direto da ExpoMoney Florianópolis, à disposição para responder as dúvidas dos internautas sobre planejamento financeiro.

15:00
Comentário de Juliane

Olá, Martin. Há alguns anos junto um pouco de dinheiro todos os meses e já consegui acumular cerca de 20 mil em uma poupança. Mas gostaria de dar entrada em um apartamento e acho que até conseguir juntar a quantia necessária, vai demorar muito. Há alguma aplicação que possa me render mais, mas ao mesmo tempo não me deixe presa, sem poder mexer no dineheiro? Obrigada!

15:03
Martin Iglesias:

Juliane, parabéns pela disciplina por ter conseguido poupar todos os meses. A poupança ou outros investimentos conservadores, como fundos DI e CDBs, são os mais recomendados no seu caso. Recomendo que você verifique a rentabilidade desses produtos junto ao seu banco. Evite investimentos de risco nessa situação, pois você poderá precisar do recurso a qualquer momento se surgir uma oportunidade de comprar um imóvel.

15:04
Comentário de omar

para quem não tem mto dinheiro, o que vc recomenda para começar um pé demeia??

15:06
Martin Iglesias:

Comece montando uma reserva de emergência com o valor equivalente a três meses dos seus gastos, investindo em fundos DI, poupança ou CDBs. Ao mesmo tempo, comece já a pensar na sua aposentadoria. Faça uma programação de investimentos assim que você receber seu salário. O valor não precisa ser muito grande no começo, porque mais importante do que investir muito é investir sempre.

15:07
Comentário de Kelly – Blumenau

Oi Martin. A poupaçna ainda é o investimento mais seguro que existe? achas que vale a pena mesmo rendendo tão pouquinho?

15:09
Martin Iglesias:

Kelly, a poupança é um investimento seguro. Mas CDBs de bancos de primeira linha também são extremamente seguros. O mesmo vale para fundos DI que investem preponderantemente em títulos do Tesouro. Mas os investimentos conservadores não rendem mais o que rendiam há alguns anos. Precisamos aprender a lidar com essa nova situação e encarar o risco como uma possibilidade. Se você tem objetivos de longo prazo, como aposentadoria, o mercado acionário pode ser uma boa opção para parte dos seus recursos.

15:10
Comentário de Flávio

Até que ponto compras com cartão de crédito podem comprometer o orçamento da pessoa? É melhor usar sempre dinheiro vivo?

15:12
Martin Iglesias:

O cartão de crédito é uma excelente forma de pagamento, desde que você o utilize com disciplina. Não gaste mais do que você ganha, independente do meio com que você efetuar os pagamentos. Lembre-se que os cartões oferecem programas de recompensa que podem ser interessantes. Além de que você evita andar com dinheiro vivo e ganha em segurança.

15:12
Comentário de Viviana

Para aplicar o dinheiro é preciso economizar, esse é o problema. Como economizar nos dias de hoje?

15:13
Comentário de Ana

Olá. Tenho um salário de pouco mais de 2 mil reais. Vivo sozinha, solteira. Não consigo guardar nada. Sei que falta planejamento. Por onde começo???

15:13
Martin Iglesias:

Comece montando seu orçamento. Tente cortar aquelas despesas que não agregam em qualidade de vida na mesma proporção dos gastos.Converse com sua família e estabeleça metas. É mais fácil poupar quando se tem objetivos concretos.

15:14
Comentário de João Paulo Andrade

Investir em um imóvel vale a pena?

15:15
Martin Iglesias:

Os imóveis não devem continuar valorizando indefinidamente do jeito que se valorizaram nos últimos anos. Lembre-se que há alternativas, como os fundos imobiliários, que não dão tanto trabalho para administrar e têm melhor liquidez.

15:16
Comentário de Pedroso

Martin, qual a quantia inicial que você recomenda para entrar no mercado de ações?

15:17
Martin Iglesias:

É possível entrar com muito pouco dinheiro. Ferramentas de agendamento de compra de ações são uma excelente alternativa para quem está começando. Veja o produto compra programada na Itaú Corretora.

15:18
Comentário de fernanda

Oi, Martin. Gostaria de aprender um pouco mais sobre investimentos para poder gerir meu dinheiro com uma certa independência em relação ao meu banco. Há algum curso para leigos como eu que você recomenda?

15:20
Martin Iglesias:

Fernanda, o circuito ExpoMoney, que passa por diversas capitais brasieliras e hoje está em Florianópolis, oferece palestras gratuitas sobre planejamento financeiro e investimentos. Também há uma coleção de livros que pode te ajudar. Um deles é o que eu estou lançando essa semana: “Investimentos: um livro de segredos e conselhos”. Também recomendo o livro “A árvore do dinheiro”, do professor Jurandir Sell Macedo.

15:20
Comentário de Bruno

Olá Martin. Quando estou com meu cartão no vermelho, o que é melhor: Tirar da poupança ou usar o cheque especial?

15:21
Martin Iglesias:

Tirar da poupança. Mas lembre-se: você precisa identificar e combater os motivos que o levaram a ficar no vermelho.

15:21
Comentário de Eduardo

Os Fundos de investimento em ações são uma boa opção, ou voce recomenda que eu monte uma carteira própria? Tenho 23 anos e tenho um conhecimento razoavel da bolsa, mas não me sinto confortavel para operar sozinho pois nao me agrada ficar analisando muito o mercado

15:23
Martin Iglesias:

Se não te agrada analisar o mercado, certamente procurar um fundo é a melhor opção. Analise bem e escolha o gestor a quem você vai delegar. Outra alternativa é comprar ETFs que são portfólios diversificados negociados em bolsa. Um exemplo é o BOVA11 que replica o desempenho do índice Bovespa.

15:23
Comentário de Felipe

Das compras e investimentos que as pessoas costumam fazer com frequência, qual você não recomendaria e apontaria como uma roubada?

15:24
Martin Iglesias:

Investimentos que não combinam com o perfil não devem ser efetuados. Responda um questionário de avaliação de perfil de investidor para ver quais investimentos são mais adequados para o seu caso.

15:25
Comentário de Ricardo

Há algum tempo, parei de usar cheques. Me perdia nos pagamentos. Agora uso só dinheiro e cartão. O senhor acha que fiz uma boa escolha?

15:30
Martin Iglesias:

Certamente foi uma boa escolha. Os cheques têm perdido muito espaço. O cartão de crédito é uma excelente alternativa para acumular pontos em programas de recompensa. Além da fatura ser uma boa ferramenta para montar e controlar o orçamento.

15:30
Comentário de BELLA

TENHO 11 MIL NA POUPANÇA….ATÉ QUE VALOR É INTERESSANTE APLICAR NA POUPANÇA??

15:30
Martin Iglesias:

De três a seis meses dos seus gastos, que é o valor de uma reserva de emergência.

15:31
Comentário de Leonardo

Boa Tarde, estou vendendo um terreno, o valor que vier é em torno de 30 mil reais, tem alguma aplicação segura? ouvi falar de aplicação no Tezouro Nacional! Obg.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

5 comentários to “Chat com economista Martin Iglesias tira dúvidas sobre planejamento financeiro”

  1. olá gostaria de saber sobre o assunto globalização financeira nos dias atuais;

  2. Tenho um investimento no banco santander e gostaria de aplicar em outro banco; quero saber qual banco tenho mais segurança( pois tenho medo de uma quebra deste banco; e qual investimento o senho recomendaria

    • Não fazemos recomendação de investimentos. Melhor investimento não existe, o que existe é o melhor investimento para cada caso. O senhor pode conversar com seu gerente ou com seu assessor de investimentos para saber o que é melhor para sua situação.

      Nós do IEF, como deixamos claro na nossa página, temos um vínculo com o banco Itaú e, evidentemente, consideramos este banco bastante seguro. Mas existem vários bancos seguros no Brasil, resta ao senhor encontrar algum no qual confie.

  3. Gostaria de saber qual a melhor opção: Amortizar uma divida de financiamento de imóvel ou prestação de carro?

    Desde já agradeço,

    • Cara Sara,
      O ideal é amortizar a dívida com juros maiores, em geral é a do carro. Mas verifique para fazer a escolha.

      Atenciosamente, equipe IEF

Deixe seu recado