Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Cariocas agora contam com escola de Educação Financeira gratuita | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Cariocas agora contam com escola de Educação Financeira gratuita

Para ajudar os consumidores a entenderem a importância de prestar atenção nas finanças pessoais, o Governo do Rio de Janeiro, por meio do Rioprevidência (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro), inaugurou nesta semana uma escola de educação financeira gratuita. A iniciativa, afirmou o fundo, é pioneira no País.

“Entendemos que a existência de maior grau de conhecimento de finanças pessoais promove maior inclusão de segmentos da população que estejam à margem do sistema financeiro, além de contribuir para a formação de poupança”, afirmou em nota o diretor-presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa.

De acordo com o Rioprevidência, além dos cursos, a escola oferecerá palestras sobre finanças, mercado financeiro, previdência e outros temas relacionados à economia.

Cursos

Os cursos oferecidos pela escola, que fica entre os bairros cariocas de Vila Isabel e do Maracanã, têm de 4 a 10 horas de duração. As inscrições para as primeiras turmas, que devem iniciar os cursos em abril, já estão encerradas. Há vagas ainda para os cursos de maio.

São três tipos de cursos: Educar Master, Educar Teen, para jovens de 15 a 18 anos, e Como Investir em Ações. O primeiro é destinado a adultos que querem saber mais sobre planejamento de orçamento, hábitos de poupança e tipos de investimentos. Esse módulo abordará temas como inflação, juros, planejamento e importância do dinheiro e do mercado de ações.

No módulo para jovens, o foco é a organização das finanças, mas os temas são os mesmos abordados no Master. No curso sobre ações, os participantes aprenderão sobre o funcionamento da Bolsa e do Sistema Financeiro, bem como sobre os fatores que influenciam o mercado.

Planejamento

Para Barbosa, a Escola de Educação Financeira tem o objetivo de disseminar noção de planejamento de longo prazo, que não encontra tantos adeptos dentre os brasileiros.

“A educação financeira pode atuar diretamente nas variáveis pessoais e sociais, contribuindo para formar ou amadurecer uma cultura de planejamento de vida, capaz de permitir que a pessoa, conscientemente, possa resistir aos apelos imediatistas e planeje no longo prazo as suas decisões de consumo, poupança e investimento”, afirmou Barbosa.

Fonte: Infomoney

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado